Justiniano (483-565) foi um Imperador Bizantino, redator do "Código Justiniano", do "Digesto", das "Institutas" e as "Novelas", que constituíram o "Direito Romano", leis que asseguravam ao povo romano o domínio do mundo. Governou entre 527 e 565.
Constantinopla, foi a capital do principal Estado europeu cristão e centralizado, durante toda a Idade Média: o Império Bizantino. Pela sua localização, entre a Europa e Ásia, era a principal rota comercial e cultural do Ocidente com o Oriente.
Depois da morte de Diocleciano, Constantino foi coroado imperador de Roma. Essa contínua separação do império Romano foi fundamental para o crescimento da cidade de Constantinopla.
O comércio bizantino era essencialmente um comércio de luxo, baseado no transporte de especiarias (pimenta-do-reino, cravo, canela), de seda e de outros produtos que provinham da Ásia e eram vendidos para o Ocidente.
Economia do Império Dessa maneira tinham um comércio marítimo forte, agricultura realizada pelos camponeses, produção de tecidos, e o domínio das rotas comerciais do mar Mediterrâneo. O Império Bizantino destacou-se nas relações com a Arábia, Pérsia, China e Índia, no qual o contato era realizado por terra ou mar.
O Império Bizantino foi muito próspero do ponto de vista econômico. Grande parte da renda e das propriedades estavam concentradas nas mãos da nobreza e dos ricos comerciantes. Embora praticassem a agricultura, grande parte da riqueza tinha no comércio interno e externo.
Resposta. Era o comércio. Entre os mais importantes produtos comercializados podemos citar: perfumes finos, tecidos de seda, porcelanas e peças de vidro.
Do ponto de vista estratégico e geográfico, esta cidade era importante em função de sua localização na entrada do Mar Negro e sua ligação entre a Europa e a Ásia. ... A cidade tornou-se a residência do imperador Constantino e, logo em seguida, capital do Império Romano do Oriente (depois passou a ser Império Bizantino).
A forma de governo era o império, onde o poder estava centralizado nas mãos do imperador, que era escolhido conforme o critério hereditário. A cultura era marcada pela forte militarização e, posteriormente, pela presença do cristianismo enquanto religião oficial do território.
A população era composta por gregos,semitas,egípcios e asiáticos cujas crenças misturaram-se com a Igreja Católica que era a religião do Império,e por conta disso surgiu uma arte característica nas Igrejas.