De andamento médio, o xote é pautado normalmente em compasso dois por dois possuindo repertório consagrado em ambos os polos de tonalidade – maior e menor. O xote faz parte dos festivos juninos aninhado a gêneros como o baião, o xaxado e arrasta-pé.
Em alguns locais é comum as pessoas participantes do Jongo dançarem ao redor dos instrumentos, noutros lugares dançam em frente aos instrumentos,sendo a que é uma dança de roda que se movimenta de forma contrária ao ponteiro do relógio(sentido anti-horário) coisa pouco comum, como passos para frente,pulos,giros ,etc.
Ritmo e dança produzidos nas senzalas, avô do samba, é tocado em compasso binário, executado numa variação de 6/8, em três tambores: o caxambu (grave), o candongueiro (médio) e o angona ou angoma puíta (agudo).
Hoje em dia podem participar do Jongo homens e mulheres, mas esta participação, em sua forma original era rigorosamente restrita aos iniciados ou mais experientes da comunidade.
A dança, os tambores e o canto são elementos que se integram na prática cultural do jongo.
Os elementos da dança A dança possui três elementos fundamentais que são: movimento corporal, tempo e espaço.
1. dança de roda de origem africana do tipo batuque ou samba, com acompanhamento de tambores, solista no centro e eventual presença da umbigada.
A dança coletiva, o canto, a percussão de tambores e elementos místicos representam a preservação da ancestralidade negra para comunidades de diversas regiões do País. ... A missão maior é ensinar ao máximo de pessoas a história e a dança do jongo.
O que podemos concluir com relação à dança do jongo? ... Podemos concluir que essa dança é muito an- tiga e ainda é praticada no presente.
O jongo é, ainda hoje, bastante praticado em diversas cidades de sua região original: o Vale do Paraíba na Região Sudeste do Brasil, ao sul do estado do Rio de Janeiro e ao norte do estado de São Paulo e na região das Minas e das fazendas de café em Minas Gerais, onde também é chamado "Caxambu".
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
O jongo, também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Faz parte da cultura afro-brasileira. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo.
Significado de Caxambu substantivo masculino [Brasil] Dança de negros, espécie de batuque ao som do tambor.
Resposta. Resposta: Caxambu devia grafar-se cachambu, porque bem de duas palavras africanas: cacha (tambor) e mumbu (música). O vocabulário servia, ao tempo dos escravos, para designar não só o instrumento que eles tocavam nas danças, mas ainda a própria dança ou batuque.
Significado de Lundu substantivo masculino Canção, música em geral de caráter cômico ou picaresco. Amuo, zanga; calundu.
Saindo de Belo Horizonte, o acesso mais prático é pela BR381 (Fernão Dias) até o trevo para Campanha. Daí são mais 60 quilômetros até Caxambu. Para o turista do leste e sudeste de Minas são dois os caminhos: por Barbacena ou Juiz de Fora.
Sim, a distância aproximada de São Paulo para Caxambu é 346 km.
Lundu significa : amuo; zanga; mau humor; irascibilidade. usado diáriamente para muitas pessoas.
Lundu, também chamado de Lundum caracteriza-se por um gênero musical e dança folclórica de origem afro-brasileira criada a partir dos Batuques dos escravos. ... Entretanto, no início do século XX, deixa de ser símbolo de identidade e proibido por ser considerada uma dança que imitava o ato sexual, um atento ao pudor.
Repleto de sensualidade e muito humor, o Lundu é uma canção/dança trazida pelos africanos escravizados vindos de Angola e do Congo no final do século XVII, resultado de uma mistura entre ritmos africanos com algumas características europeias, como o estalar dos dedos, a postura corpórea e o acompanhamento do bandolim.
No meio da roda os dançarinos realizam as movimentações marcantes do lundu, com rebolados, braços das mulheres para cima e dos homens para baixo, pernas fletidas e um sapateio em que a planta do pé bate no chão, ao ritmo da música.
Mas o fato é que também o lundu, tal como a modinha, foi eruditizado em Portugal, tonando-se uma dança de salão, já bem diferente daquela praticada pelos negros nos terreiros e com a umbigada devidamente disfarçada em mesura, como ressalta Mozart de Araújo (1964).
Resposta. É a que se consolida na passagem do século XIX para o século XX principalmente através da difusão do lundu, do frevo, do choro e do samba.
Ritmos do Brasil: Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - UOL Educação.
Pisadinha