A Revolução Científica tem como características principais o avanço da medicina com a dissecação de cadáveres, agora saberiam a causa da morte das pessoas, o que foi um grande salto, ainda mais para aquele tempo.
Entre os grandes nomes do período que deram suas contribuições para o avanço da ciência estão: Isaac Newton, Galileu Galilei, René Descartes, Francis Bacon, Nicolau Copérnico, Louis Pasteur e Francesco Redi.
Temos as contribuições de Copérnico, Bacon, Descartes, Galileu e outros indivíduos que compuseram as bases do fundamento científico de caráter experimental, ou seja, o novo método científico do século XVII era majoritariamente experimental, e isso quer dizer que dava-se não na teorização descomprometida, mas na ...
A razão como instrumento de mudanças sociais, políticas e econômicas. O iluminismo foi um movimento intelectual que começou na Europa a partir do século XVII e ganhou força no século XVIII.
A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Teologia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. As causas principais da revolução podem ser resumidas em: Renascimento cultural e científico, a imprensa, a Reforma Protestante e o hermetismo.
Com a mote "A Revolução do Conhecimento" a nova comunicação representa uma mudança que já tomava forma dentro da Universidade, mas que agora ganha força através das pessoas. ... Trata-se, portanto, de um novo momento, que foca em uma universidade forte, verdadeira, próxima e essencial no desenvolvimento da região.
1543 – 1687
Uma crise é resolvida quando surge um paradigma inteiramente novo, que atrai a adesão de um número crescente de cientistas até que eventualmente o paradigma original, problemático, é abandonado. A mudança descontínua constituí uma revolução científica. ... Esta é a função das revoluções (Kuhn, 1962).
A teoria central de Kuhn é que o conhecimento científico não cresce de modo cumulativo e contínuo. Ao contrário, esse crescimento é descontínuo, opera por saltos qualitativos, que não se podem justificar em função de critérios de validação do conhecimento científico.
Isto quer dizer que um cientista, com um novo paradigma, vê de forma diferente o que via anteriormente. Fica claro para nós que os critérios da revolução cientifica em seu pensamento consiste justamente em apresentar uma transformação radical no modo de ver, de pesquisar e de conceber o mundo que está a sua volta.
Ciência e Conhecimento Científico 1) A que se destina a Ciência? a) Destina-se a produção de novos conhecimentos científicos. RESPOSTA CORRETA Essa é a intenção da Ciência: produzir novos conhecimentos.