Transitivo indireto e rege a preposição “a”: Embora seja encontrado na Literatura o uso de “obedecer” como transitivo direto (obedecê-lo, obedecer alguém), na norma culta é um verbo transitivo indireto. Obedecer a alguém: Os filhos devem obedecer aos pais. (não devem obedecer os pais!)
Seja respeitoso. Ser obediente inclui respeitar os pais, honrando as ideias deles sobre o que é melhor para você e demonstrando que você acha importante ouvi-los. Escute quando eles falarem e responda quando perguntado. Não os ignore em público.
Por exemplo: limpe a cozinha depois do jantar ou tire o lixo sem que alguém tenha que pedir. Os seus pais vão notar esses gestos positivos. Elogie seus pais sobre algo que eles fazem bem. Por exemplo: diga à sua mãe o quanto a comida dela é boa e o quanto o seu pai é profissional.
Converse com a criança: a desobediência é o ato de subverter uma regra que, no caso, foi imposta por você. Nesse sentido, procure manter um diálogo aberto com o seu filho, para que ele se sinta confortável em dizer algo que pensa ou queira fazer, mas que vá contra as regras que impôs.
Significado de Obediente adjetivo Que tende a obedecer; capaz de obedecer; que obedece. Em que há submissão; que é extremamente flexível ou dócil; submisso.