Resposta. Sim, usando uma bússola: o pólo norte da bússola se alinhará com o pólo sul do Imã e vice-versa.
Os polos de um ímã são inseparáveis. Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades.
Alguns super ímãs de neodímio vem separados por anéis de plástico para evitar que dois deles “colem” e, portanto, que seja muito difícil os separar. Se os anéis separadores fossem de material ferromagnético na prática o efeito seria quase igual a ter ambos os ímãs “colados”, sem separação.
Olá. Os ímãs possuem polaridade os que os fazem se atrair, com isso, pólos iguais se repelem enquanto pólos diferentes se atraem. Nesse sentido, mesmo que tem - se separar um ímã ainda assim irá existir duas polaridades que terão as mesmas propriedade do ímã original, ou seja, não é possível separar os pólos de um ímã.
Das afirmativas abaixo sobre imãs, qual é a INCORRETA: Quando dois ímãs são colocados próximos um do outro, eles podem se atrair ou se repelir. A repulsão ocorre quando dois polos diferentes são aproximados. Os imãs podem utilizados em aparelhos eletrônicos, motores em objetos decorativos.