Quem nunca ouviu falar do famoso Arroz Biro-Biro? Esse prato típico brasileiro é uma delícia e tem uma história fascinante. Dizem que o nome “Biro-Biro” foi inspirado em um jogador de futebol que brilhou nos anos 70, o ponta-direita Roberto Rivellino, apelidado de “Reizinho do Parque”. Ele era conhecido por sua habilidade com a bola e sua personalidade descontraída, assim como a mistura de sabores do arroz que leva seu nome.
Hoje a receita é de um clássico dos restaurantes, principalmente das churrascarias, você vai aprender como fazer o verdadeiro Arroz Biro Biro, uma receita super fácil e bem rápida de fazer.
Foi o Maitre Cecílio, corintiano de carteirinha, que, ao ver o prato final, acabou fazendo a associação do arroz com ovo e batata palha com seu ídolo do futebol, Biro-Biro. Segundo Cecílio, os pedaços de batata palha espalhados no arroz lembravam muito os cabelos louros e compridos do famoso jogador de futebol.
Talvez você não saiba, essa é uma receita paulista que é super fácil de fazer.
O arroz com bacon e batata palha é servido normalmente em churrascaria e que pode ser a grande estrela em jantares especiais ou na ceia de final de ano também.
Outro jornalista que acompanhava Tarso, sugeriu que se adicionasse batata palha.
Essa história é contada pelo publicitário Cecílio, que sempre se diverte de como ele deu o nome: o arroz com ovo e batata palha pareciam o cabelo do Biro Biro.
Atualmente, o restaurante possui uma versão similar, chamada Arroz Rodeio.
A partir de então, o arroz biro-biro virou sucesso absoluto, e a tradição na churrascaria Rodeio passou a ser a de preparar a iguaria em frente aos clientes, adicionando bacon frito e os pedaços de ovos, feitos com antecedência na cozinha, no momento de servir — a batata palha é sempre a última a ser colocada.
Além disso, o Arroz Biro-Biro é um prato que agrada a todos os paladares. Seja acompanhado por uma cervejinha gelada ou por um vinho tinto encorpado, ele é sempre uma escolha certeira.
Virou uma tradição na churrascaria o arroz ser finalizado na frente do cliente, com os ingredientes pré-preparados na cozinha. Com o tempo o prato foi incrementado, e atualmente a receita é composta por arroz, batata palha, bacon, ovos e cebola tiroleza.
Somos um casal que adora cozinhar, comer e viajar. Acima de tudo gostamos de compartilhar o que conhecemos. Por aqui você vai encontrar receitas, textos sobre gastronomia, avaliação de restaurantes, bares, agenda de eventos e muito mais. Esperamos que gostem.
O prato bastante popular no estado de São Paulo, mas queridinho também em diversas outras regiões do país devido ao seu sabor e praticidade, foi uma daquelas iguarias que nasceram por acaso e cuja história é interessante de conhecer.
Este site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência e não implicam nosso endosso desses sites. Não controlamos o conteúdo desses sites de terceiros e não somos responsáveis por qualquer conteúdo ou transação ocorrida nesses sites.
Agora você não tem desculpa, na hora de preparar um digno arroz de festa para a sua família.
Caso não goste de ovo, não coloque. No lugar do bacon, você poderá servir com linguiça cortada em cubinhos e frita na frigideira.
A única coisa que não pode faltar, é a batata palha, para dar textura e sabor ao arroz branco.
O arroz biro-biro, prato tipicamente paulistano que também pode ser encontrado em outras regiões do Brasil, é uma homenagem ao ex-jogador de futebol Corinthians Biro-Biro, e foi criada no restaurante Rodeio, em São Paulo, nos anos 1980.
Cecílio prontamente foi à cozinha e repassou o pedido do cliente que, minutos depois, recebeu um arroz preparado especialmente para ele, acompanhado de pedaços de ovos fritos. Thomaz Souto, também jornalista e que estava almoçando com o amigo Castro, resolveu dar seu palpite também e sugeriu que o cozinheiro adicionasse bacon e batata palha ao arroz com ovo. Assim foi feito.
O uso das informações contidas neste site é de sua responsabilidade. Não nos responsabilizamos por qualquer perda ou dano direto, indireto, incidental, consequencial ou punitivo resultante do acesso ou uso deste site ou das informações nele contidas.