Porque O Nome Do Prato Arroz Biro-biro?

Porque o nome do prato arroz Biro-biro

Quem nunca ouviu falar do famoso Arroz Biro-Biro? Esse prato típico brasileiro é uma delícia e tem uma história fascinante. Dizem que o nome “Biro-Biro” foi inspirado em um jogador de futebol que brilhou nos anos 70, o ponta-direita Roberto Rivellino, apelidado de “Reizinho do Parque”. Ele era conhecido por sua habilidade com a bola e sua personalidade descontraída, assim como a mistura de sabores do arroz que leva seu nome.

Receita com bacon e Ovos

Hoje a receita é de um clássico dos restaurantes, principalmente das churrascarias, você vai aprender como fazer o verdadeiro Arroz Biro Biro, uma receita super fácil e bem rápida de fazer.

Foi o Maitre Cecílio, corintiano de carteirinha, que, ao ver o prato final, acabou fazendo a associação do arroz com ovo e batata palha com seu ídolo do futebol, Biro-Biro. Segundo Cecílio, os pedaços de batata palha espalhados no arroz lembravam muito os cabelos louros e compridos do famoso jogador de futebol.

Talvez você não saiba, essa é uma receita paulista que é super fácil de fazer.

O arroz com bacon e batata palha é servido normalmente em churrascaria e que pode ser a grande estrela em jantares especiais ou na ceia de final de ano também.

Outro jornalista que acompanhava Tarso, sugeriu que se adicionasse batata palha.

Essa história é contada pelo publicitário Cecílio, que sempre se diverte de como ele deu o nome: o arroz com ovo e batata palha pareciam o cabelo do Biro Biro.

Atualmente, o restaurante possui uma versão similar, chamada Arroz Rodeio.

A partir de então, o arroz biro-biro  virou sucesso absoluto, e a tradição na churrascaria Rodeio passou a ser a de preparar a iguaria em frente aos clientes, adicionando bacon frito e os pedaços de ovos, feitos com antecedência na cozinha, no momento de servir — a batata palha é sempre a última a ser colocada.

Mais Lidas

Além disso, o Arroz Biro-Biro é um prato que agrada a todos os paladares. Seja acompanhado por uma cervejinha gelada ou por um vinho tinto encorpado, ele é sempre uma escolha certeira.

Virou uma tradição na churrascaria o arroz ser finalizado na frente do cliente, com os ingredientes pré-preparados na cozinha. Com o tempo o prato foi incrementado, e atualmente a receita é composta por arroz, batata palha, bacon, ovos e cebola tiroleza.

Somos um casal que adora cozinhar, comer e viajar. Acima de tudo gostamos de compartilhar o que conhecemos. Por aqui você vai encontrar receitas, textos sobre gastronomia, avaliação de restaurantes, bares, agenda de eventos e muito mais. Esperamos que gostem.

Ingredientes

Ingredientes

O prato bastante popular no estado de São Paulo, mas queridinho também em diversas outras regiões do país devido ao seu sabor e praticidade, foi uma daquelas iguarias que nasceram por acaso e cuja história é interessante de conhecer.

Este site pode conter links para sites de terceiros. Esses links são fornecidos apenas para sua conveniência e não implicam nosso endosso desses sites. Não controlamos o conteúdo desses sites de terceiros e não somos responsáveis por qualquer conteúdo ou transação ocorrida nesses sites.

2 Comments

Agora você não tem desculpa, na hora de preparar um digno arroz de festa para a sua família.

Caso não goste de ovo, não coloque. No lugar do bacon, você poderá servir com linguiça cortada em cubinhos e frita na frigideira.

A única coisa que não pode faltar, é a batata palha, para dar textura e sabor ao arroz branco.

O arroz biro-biro, prato tipicamente paulistano que também pode ser encontrado em outras regiões do Brasil, é uma homenagem ao ex-jogador de futebol Corinthians Biro-Biro, e foi criada no restaurante Rodeio, em São Paulo, nos anos 1980.

Recomendados

Cecílio prontamente foi à cozinha e repassou o pedido do cliente que, minutos depois, recebeu um arroz preparado especialmente para ele, acompanhado de pedaços de ovos fritos. Thomaz Souto, também jornalista e que estava almoçando com o amigo Castro, resolveu dar seu palpite também e sugeriu que o cozinheiro adicionasse bacon e batata palha ao arroz com ovo. Assim foi feito.

O uso das informações contidas neste site é de sua responsabilidade. Não nos responsabilizamos por qualquer perda ou dano direto, indireto, incidental, consequencial ou punitivo resultante do acesso ou uso deste site ou das informações nele contidas.

Como surgiu o arroz Biro-biro?

Criado no salão nobre da churrascaria Rodeio em São Paulo, o arroz Biro Biro nasceu da “reclamação” do jornalista Tarso de Castro ao Maitre Cecílio sobre o “arroz simples” que acompanhava o grelhado. ... “O arroz com ovo e batata palha” pareciam o cabelo do Biro Biro.

Quantas calorias tem o arroz Biro-biro?

Receita de Arroz biro biro, 174,20 calorias por porção - Vitat Receitas.

Quem é o jogador Biro Biro?

Antônio José da Silva Filho, mais conhecido como Biro-Biro (Olinda, 18 de maio de 1959), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. É considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

Onde está o jogador Biro Biro?

Nova Iguaçu Futebol ClubeAtacante Biro-Biro/Equipes atuais

Quantos títulos Biro-biro tem pelo Corinthians?

Foi campeão paulista em 1979, 1982, 1983 e 1988.

Que time joga Biro-biro?

Nova Iguaçu Futebol ClubeAtacante Biro-Biro/Equipes atuais

Quais times Biro-biro jogou?

Futebolistas do Sport Club Corinthians Paulista. Futebolistas da Associação Portuguesa de Desportos. Futebolistas do Coritiba Foot Ball Club. Futebolistas do Guarani Futebol Clube.

Quanto tempo Biro-Biro jogou no Corinthians?

Biro-BiroMais 11 linhas

Que ano Biro-biro jogou no Corinthians?

Antônio José da Silva Filho, mais conhecido como Biro-Biro (Recife-PE, 18 de maio de 1959), é um ex-jogador de futebol que atuava como volante. Biro-Biro chegou ao Corinthians em 1978 após deixar o Sport.

Onde está jogando Biro-biro Ex-fluminense?

Um ano depois de passar mal durante um treino do Botafogo, o futuro do atacante Biro Biro no futebol ainda é uma incógnita. O jogador vem realizando treinamento por conta própria, com acompanhamento médico, e tem o suporte do Nova Iguaçu, clube onde começou a carreira e com o qual tem contrato até junho de 2022.

O que aconteceu com o jogador Biro Biro?

Biro Biro foi anunciado pelo Botafogo no dia 10 de julho de 2019 e chegou a ser relacionado para o jogo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, mas acabou não indo para o banco de reservas. Porém, seis dias após a chegada, desmaiou durante uma atividade no campo anexo do estádio Nilton Santos.

Quanto tempo Biro Biro jogou no Corinthians?

Biro-BiroMais 11 linhas

Onde anda o Ex-jogador Biro-biro?

Atualmente, ele é assessor parlamentar de um deputado na Assembléia Legislativa de São Paulo e candidatou-se à vereador pela capital paulista em 2004. Em sua época áurea, em 1988, conseguiu se eleger com expressiva votação da Fiel torcida.

Qual o nome do Biro-biro?

Nascido Antonio José da Silva Filho, Biro-Biro é o volante com mais jogos na história do Corinthians. Foram 590 jogos com 75 gols marcados. Em 1982, na final do Paulistão contra o São Paulo, época da Democracia Corinthiana, o ex-atleta anotou dois gols no placar de 3 a 1 e eternizou o nome na história alvinegra.

Quantos anos tem o Biro Biro Ex-jogador do Corinthians?

62 anos Importante personagem na Democracia Corinthiana, Biro-Biro completa 62 anos. Natural de Recife-PE, o ex-jogador conquistou a Fiel por conta da dedicação e respeito à camisa do Timão. Nascido Antonio José da Silva Filho, Biro-Biro é o volante com mais jogos na história do Corinthians.

Quantos anos tem o Ex-jogador do Corinthians Biro-biro?

Ídolo alvinegro na Democracia Corinthiana, Biro-Biro completa 62 anos nesta terça (18)

Quais os times que Biro Biro jogou?

Biro-BiroMais 11 linhas

Quantos anos tem o jogador Biro Biro do Corinthians?

62 anos (18 de maio de 1959) Biro-Biro/Idade

Que fim levou o Ex-jogador do Corinthians Biro-biro?

Atualmente, ele é assessor parlamentar de um deputado na Assembléia Legislativa de São Paulo e candidatou-se à vereador pela capital paulista em 2004. Em sua época áurea, em 1988, conseguiu se eleger com expressiva votação da Fiel torcida.