Embora fossem bandidos, acabaram recebendo o status de herois do povo oprimido. Isso foi visto como um afronta ao governo de Getúlio Vargas, que prontamente, após sua primeira exibição em uma sala de cinema, mandou o material ser apreendido.
Consequências. Várias consequências vieram do cangaço, entre elas o grande número de pessoas que questionaram o acúmulo de bens e terras nas mãos dos coronéis. Além disso uma política de enfrentamento foi feita pelo governo do país, que tinha medo que esses grupos retornassem.
Grota do Angico, Sergipe, Brasil
Maria Bonita (1911-1938) foi a companheira do chefe do cangaço Virgulino Ferreira da Silva o Lampião. Foi a primeira figura feminina a ingressar no principal bando de cangaceiros do Nordeste, em meados de 1930. ... Depois de cada briga, Maria Bonita buscava abrigo na casa dos pais.
O cangaço teve o seu fim a partir da decisão do então Presidente da República, Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o território nacional. ... Os cangaceiros foram degolados e suas cabeças colocadas em aguardente e cal, para conservá-las.
40 anos (1898–1938)
Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião (Serra Talhada, 4 de junho de 1898 — Poço Redondo, 28 de julho de 1938), foi um cangaceiro brasileiro que atuou no sertão nordestino....Lampião (cangaceiro)
27 anos (1911–1938)
Foi em 28 de julho de 1938. As cabeças de Lampião, Maria Bonita e dos principais integrantes do bando foram arrancadas e levadas por diversas cidades, onde eram expostas como prêmio e forma de intimidação. ... Na última quarta-feira (24), morreu em Arcoverde, no Sertão pernambucano, o último cangaceiro do bando de Lampião.
Com a morte de Lampião e de parte do seu bando na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, em Sergipe, os cangaceiros foram decapitados e suas cabeças transportadas para Maceió onde foram necropsiadas. ... Uma verdadeira multidão ocorreu ao local nos dias 30 e 31 de julho de 1938.
É o caso do escritor Paulo Britto, filho do tenente João Bezerra, que liderou a volante que matou Virgulino Ferreira, o Lampião, maior representante entre as lideranças cangaceiras, no dia 28 de julho de 1938.
Paulo - Filha de Lampião quer a volta do cangaço - Última descendente viva de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira Nunes, 66, acredita que só a volta do cangaço pode melhorar as condições de vida no sertão nordestino. ... Ela, aos 19 anos, passou por três abortos espontâneos antes de dar à luz Expedita.
Comprovadamente ela teve uma filha com Lampião, batizada como Expedita Gomes de Oliveira Ferreira, a única reconhecida legalmente, que sob as regras do cangaço, foi entregue para ser criada por um casal de amigos vaqueiros.
Expedita Ferreira Nunes
Bahia, Brasil
Vera Ferreira
Corria o ano de 1920 e - devido a sua capacidade de disparar consecutivamente, iluminando a noite - Virgulino ganhou o apelido de Lampião. Possivelmente em função disso, a polícia cercou o sítio da família e matou seu pai a tiros.
1792
4 de junho de 1898
40 anos (1898–1938)