Os caranguejos são crustáceos que conseguem sobreviver dentro e fora da água, sendo que muitos deles fazem suas tocas nos manguezais. Algumas espécies de caranguejos gostam de se alimentar de algas, enquanto outras se alimentam de peixes vivos ou mortos.
Verificado por especialistas Pelos meus conhecimentos o caranguejo é um ser invertebrado, pois o que sustenta o seu corpo é sua carapaça, e ela fica na pare externa. ... Então ele é invertebrado pois não tem vértebras.
Uçá
artrópodes
Anat. Zool. Revestimento duro e resistente que protege o corpo de alguns animais, como as tartarugas, tatus e caranguejos.
Significado de Carapaça substantivo feminino Revestimento córneo, quitinoso ou calcário, que protege o corpo ou parte do corpo de diversos animais (tatu, tartaruga, crustáceos).
Carapaças. Insetos, moluscos e crustáceos possuem carapaças que funcionam como uma armadura, protegendo de choques, de predadores e da desidratação. As carapaças dos insetos, como a da joaninha, por exemplo, são normalmente feitas de quitina, um revestimento resistente e impermeável.
Animais com penas
Os paquidermes (do grego pakchydermos, «de pele grossa») constituem uma ordem de mamíferos atualmente obsoleta. O termo remete à ideia de animais de «pele espessa, dura e rugosa».
Significado de Paquidérmico [Figurado] Que possui grandes proporções; enorme, gigantesco, colossal. Etimologia (origem da palavra paquidérmico).
A pele grossa (ou espessa) é a pele da palma das mãos e da planta dos pés. Ela sofre um atrito maior e, por isso, possui uma epiderme constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa.
Na pele fina, esta é menos espessa que na grossa, sendo uma forma de diferenciação evidente. Internalizando, encontramos o estrato granuloso, também pouco desenvolvido na pele fina, formado por células poligonais ricas em grânulos, dando-lhe uma característica basofílica.
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado.
A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.