Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como primeiro cônsul. [3] Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador.
No ano de 1799, o último ano de revolução, Napoleão através de um golpe de estado conhecido como 18 de Brumário apoiado principalmente pela alta burguesia francesa, chega ao poder através do cargo de Cônsul. ... Como Cônsul francês, na prática, a França era inteiramente governada por Napoleão.
Resposta: A supremacia de Napoleão dentro da França se deu por meio de uma série de manobras políticas, tendo Napoleão chegado ao poder inicialmente como um de três cônsules, com a ideia de que um cônsul militar garantiria que os Jacobinos (grupo mais radical da Revolução Francesa) não chegariam ao poder.
A Batalha de Waterloo selou o fim do Império de Napoleão Bonaparte em 1815. ... Em 1805, travou duas batalhas célebres: a Batalha de Trafalgar, contra a Inglaterra, no mar, e a Batalha de Austerlitz, contra uma coalizão de russos e austríacos, no continente.
O motivo pelo qual o fim do Império Romano do Ocidente ocorreu deve-se a perda gradual e constante do controle pelo imperador, devido a invasão de tribos não romanas ou traidores de Roma mesmo.
Resposta. Resposta: Após a derrota ocorreu a terminação do seu governo como Imperador.
Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para assegurar sua posição como Imperador e preparar a resistência aos avanços dos russos. A campanha russa, iniciada no dia 24 de junho de 1812, terminou com o gosto da derrota no dia 14 de dezembro seguinte, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia.
Napoleão esgotou o já debilitado tesouro francês perdendo muitos homens para manter seu irmão José Bonaparte no trono espanhol. O fato da Rússia ter reatado suas relações comerciais com a Inglaterra e romper o bloqueio continental, foi que Napoleão resolveu dar uma "lição" invadindo o seu extenso império.
- O fracasso do bloqueio continental; - As dificuldades militares na Espanha; - A fracassada invasão da Rússia. O bloqueio continental não enfraqueceu a economia inglesa, pois a Inglaterra adiantada que a França em termos industriais não tinha dificuldades em contrabandear mercadorias, mais baratas e de qualidade.
Porém, o período do Império (1804-1815) não pode ser igualado às monarquias do Antigo Regime. O Império Napoleônico era a consolidação das instituições de poder da burguesia, e não da nobreza, passando ainda a uma ação de expansão da forma de organização social burguesa.
Quais eram as características do Império Napoleônico? desenvolvimento de uma política expansionista, baseada em conquistas territoriais. forte concentração política nas mãos de Napoleão I, Imperador da França.
- Poder político concentrado nas mãos do imperador (considerado como uma espécie de deus na Terra: poder divino do imperador). - Política externa expansionista, através de guerras de conquistas ou acordos diplomáticos (favoráveis aos romanos). - Até o ano de 330, a cidade de Roma foi a capital do Império.
O Diretório era um órgão composto por cinco membros, cuja função era administrar o país, apoiado por duas assembleias: a Assembleia dos Anciãos, formada por políticos mais velhos; e a Assembleia dos Quinhentos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O Diretório foi o regime político adotado pela Primeira República Francesa entre 26 de outubro de 1795 (no calendário revolucionário, 4 de termidor do ano IV) e o golpe de Estado do 18 de brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799). ... Os membros do Diretório (Diretores) eram eleitos por cinco anos.