O topo das montanhas altas é gelado porque o ar vai esfriando à medida que sobe. ... Por isso, ao chegarmos ao topo da montanha encontramos a atmosfera gelada. Além do mais, como o ar não absorve bem os raios solares, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra.
À medida que o ar sobe, o tamanho dessa coluna diminui e, consequentemente, o seu peso cai, fazendo com que o ar quente se expanda. Toda vez que um gás se espalha, ele libera calor, ou seja, se resfria. Com o ar não é diferente. Por isso, ao chegarmos ao topo da montanha encontramos a atmosfera gelada.
Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura".
Verificado por especialistas O deserto durante a noite fica frio porque quando é dia o calor não é acumulado pela atmosfera, por causa da baixa umidade do ar, essa falta de umidade no ar faz com que tenha pouquíssimo vapor de água na atmosfera e assim praticamente não se formam nuvens.
Resposta: Por conta de movimento de rotação. Explicação: Assim, a terra gira em torno de si, e consequentemente, um lado ficará mais exposto para a luz solar, onde ficará calor.
Como o núcleo é muito quente, ele aquece o magma que se encontra mais próximo, tornando-o menos denso e fazendo com que ele suba, enquanto o magma mais superior, que é mais “frio”, desce.
"O magma se mantém líquido, simplesmente, porque ocorrem decaimentos radioativos no interior do planeta, principalmente de urânio, tório e, em menor quantidade, de potássio, três elementos existentes no manto da Terra", explica Moura.
Núcleo
As informações atualmente existentes sobre a estrutura interna da Terra devem-se ao estudo das propagações sísmicas que ocorrem nas camadas inferiores e que são captadas por um aparelho chamado de sismógrafo, o mesmo que mede a intensidade dos terremotos.
A crosta terrestre é seccionada em fragmentos chamados de placas tectônicas.
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.
O principal efeito do manto sobre a superfície terrestre, além da manifestação da lava em erupções vulcânicas, é a atuação das células ou correntes de convecção.