As terras de Luís Eduardo Magalhães são campeãs em produtividade. O relevo plano facilita o trabalho mecanizado e os agricultores se preocupam em estar sempre com as máquinas mais modernas do mercado. ... Aqui se produz principalmente soja e algodão e grande parte da produção agrícola é destinada para exportação.
Bahia
Esta lista de municípios da Bahia por população está baseada na estimativa de 2018 do IBGE. A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 417 municípios.
Os municípios do Estado do Bahia
Municípios
O Território da Cidadania Litoral Sul - BA está localizado na região Nordeste e é composto por 26 municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote ...
Os primeiros 12 governantes portugueses foram os responsáveis pela instituição dos primeiros povoados. Também trouxeram para a Bahia os representantes da Companhia de Jesus, que eram padres jesuítas. Tomé de Souza fundou, ainda, Salvador, a primeira capital do Brasil.
Vila da Rainha (próxima ao rio Itabapuana, RJ) - 1538-39. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540. Salvador (BA, 1a capital do Brasil)/Itanhaém (SP) - 1549. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553.
A Bahia (BA) é um estado brasileiro localizado na região Nordeste e faz divisa com os estados de Pernambuco e Piauí, ao norte; com o Tocantins, a oeste; com Goiás, a sudeste; Minas Gerais, ao sul; Espírito Santo, a sudeste; e Sergipe e Alagoas, a nordeste; Possui uma área territorial de 564.
Topônimo. O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em província. Em 1889, a Província da Bahia tornou-se o atual Estado da Bahia.
Formação Histórica - O Estado da Bahia foi o local onde, primeiramente, aportaram os portugueses no Brasil, em 1500. Seu povoamento teve início no ano de 1534, sob forte influência dos jesuítas. A cidade de Salvador foi fundada em 1549 como a primeira capital do Brasil, pelo Governador-Geral Tomé de Souza.
Os registros históricos sobre a ilha destacam a vinda, em 1510, do navegador português Diogo Álvaro Corrêa, o Caramuru, que, enamorado da índia tupinambá Paraguaçu, filha do cacique Taparica, casou-se com ela. Os índios Tupinambás foram os primeiros habitantes da ilha, daí a origem do seu nome.
Em 1536, chegou, na região, o primeiro donatário português, Francisco Pereira Coutinho, que recebeu capitania hereditária de El-Rei dom João III. Fundou o Arraial do Pereira, nas imediações onde hoje está a Ladeira da Barra. Esse arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha.
No ano de 1500 as caravelas da esquadra portuguesa, comandadas por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul da Bahia. Nesse local havia um monte, sendo batizado posteriormente de Monte Pascoal. Apenas dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas que habitavam a região e os portugueses.
O povo baiano é conhecido pela sua alegria, receptividade, musicalidade e diversidade cultural. ... O estado reside o maior número relativo de negros e mulatos do Brasil, e a cultura africana tem grande influência na música, na culinária e na religião, celebrada nas festas de Nosso Senhor do Bonfim e de Iemanjá.
Pratos típicos da Bahia
O paulista é caracterizado por uma maior velocidade nas ações, diante de uma cidade que corre, que vive em um ritmo muito mais acelerado do que o observado em outras capitais. Nesse sentido, o povo nordestino é apresentado como mais lento, mais vagaroso ao passo que o paulista, muito mais acelerado.
Veja dez comidas que (quase) todo baiano gosta e se delicie