Entender o que é termografia é saber o quanto a medicina está avançando em termos tecnológicos. Ela se refere a uma técnica inovadora de diagnóstico por imagem digital, que está revolucionando o modo identificar para tratar diversas alterações na saúde.
O exame demora entre 20 e 30 minutos para ser efetuado. Para se submeter a ele, a pessoa a ser examinada deve se preparar alguns dias antes e na data da realização, precisa chegar com antecedência para a climatização na sala, onde o exame será conduzido. Para a obtenção de imagens de infravermelho padronizadas, o paciente deve ficar em um ambiente com controle de temperatura local em 23º C e umidade relativa menor que 60%.
Com essa tecnologia, é possível detectar o câncer de mama muito cedo, mesmo antes de ele se tornar um nódulo, e sem riscos para a saúde, já que não emite nenhum tipo de radiação, nem mesmo toca a pele da paciente. Nos casos em que o nódulo já se faz presente, a termografia por si só não é suficiente.
Pretende divulgar o método, fornecer informações úteis e ser usada como plataforma para os profissionais de saúde que atuam ou possuem interesse no método. Em uma sociedade da informação, o portal quer facilitar o acesso nas informações disponíveis para pacientes e termografistas.
Durante o exame, o paciente é posicionado em uma sala com temperatura controlada e é instruído a permanecer em repouso. A câmera termográfica é então utilizada para captar as imagens térmicas do corpo, que são analisadas por um médico especialista em termografia.
Alguém realiza o exame rápido em aproximadamente 30 minutos. Além do mais, uma câmera infravermelha especial vai filmar uma sequência de imagens do corpo inteiro e essas imagens serão avaliadas de acordo com uma escala térmica colorida que identifica o quanto e onde há atividade inflamatória e/ou alterações circulatórias.
– Doenças ginecológicas: a termografia pode ser utilizada para identificar alterações na temperatura do útero e das mamas, auxiliando no diagnóstico de doenças ginecológicas.
A termografia pode ser feita por todos, inclusive idosos e gestantes, pois não utiliza contraste ou radiação, tornando-se um método bastante seguro. Certamente, não apresenta riscos ou contraindicações, podendo ser realizada quantas vezes forem necessárias no paciente.
A relação entre calor e corpo humano é estudada desde a época dos médicos gregos. Decerto, com o passar do tempo, a relação entre a regulação da temperatura e alterações patológicas foi ficando cada vez mais clara. Ao passo que, Lawson utilizou a termografia pela primeira vez em 1957 como diagnóstico. Assim, verificando a diferença de temperatura entre uma mama normal e uma mama com câncer, e posteriormente demonstrando que o sangue nas veias era mais quente do que nas artérias.
Como vimos, saber o que é termografia é importante para buscar novos caminhos para uma vida com mais saúde. Essa é uma técnica que se relaciona diretamente com a saúde integrativa e deve ser realizada em uma clínica com boa reputação como a Integrative, que oferece profissionais capacitados e equipamentos de última geração.
A termografia é o único tipo de exame que revela pontos de meridianos, e, por isso, é muito útil para acupunturistas, que podem utilizar a câmera para uma aplicação termoguiada em casos de dores na coluna. Também é uma maneira de medir a gordura marrom em humanos, ajudando no entendimento do metabolismo, da obesidade, bem como dos distúrbios endocrinológicos. Além disso, o método apresenta os seguintes benefícios:
O uso de termografia como procedimento de inspeção contribui para que os processos ocorram em segurança, visto que não é preciso contato direto com a superfície analisada. Assim, facilmente é possível identificar os potenciais riscos no funcionamento dos componentes e tomar ações preventivas para mitigar o problema.
Para a termografia é utilizado um detector de infravermelho, também chamado câmera termográfica, equipamento que recebe a radiação infravermelha. É necessário ainda de um processador de sinal e de um monitor para visualização da distribuição de temperatura sobre a área a ser medida da pele. As imagens para a termografia podem ser captadas por um técnico ou médico. Contudo, já existem equipamentos automatizados que eliminam a necessidade da presença de outra pessoa na sala de exame.
A Termografia é um exame totalmente seguro e não oferece nenhum risco para os pacientes. Certamente, é um método sem radiação, sem contraste e sem contato físico, e qualquer pessoa, incluindo crianças, idosos e gestantes, pode fazê-lo.
A termografia é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a detecção e medição da radiação infravermelha emitida pelo corpo humano para identificar alterações térmicas e padrões de temperatura. O exame de diagnóstico por termografia é uma ferramenta não invasiva e indolor que pode ser utilizada para auxiliar no diagnóstico de diversas condições médicas.
Para maior confiabilidade em sistemas elétricos e mecânicos. Com a inspeção termográfica pode-se identificar possíveis falhas ainda em estágios iniciais. Por ser uma técnica sensorial remota, realizada com a utilização de sistema Infravermelho, (termovisores), a termografia serve para medição de temperatura ou observação de padrões diferenciais de distribuição de calor.
Várias doenças provocam mudanças de temperatura nas partes afetadas do organismo. Exemplo disso, são as inflamações que emitem calor, cujo excesso é liberado por meio do sistema vascular da pele. Assim, com base em uma imagem térmica da pele, é possível chegar a conclusões sobre possíveis doenças de órgãos subjacentes.