Muito utilizada em sessões de coaching, a Roda da Vida surge no papel como um círculo separado em partes e ajuda a criar um panorama pessoal e holístico de dado momento da sua vida. Com ela em mãos, é possível analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos futuros para atingir melhor equilíbrio.
As 12 áreas da Roda da Vida.
Essa ferramenta compreende 12 setores da vida, divididos em 4 grandes grupos: PESSOAL: saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional; PROFISSIONAL: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social; RELACIONAMENTOS: família, desenvolvimento amoroso, vida social; QUALIDADE DE VIDA ...
As áreas da vida estão divididas em quatro, que se subdividem em outras três subáreas: Pessoal: saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional; Profissional: realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social; Relacionamento: familiar, amoroso, social; Qualidade de vida: ...
Então o coach deve perguntar: que tipo de qualidade de vida, como ele se imagina conquistando essas qualidades, o que ele precisa ter para conquistar esse objetivo, etc. Se o coachee responder algo usando as palavras “nada”, “tudo” e “sempre”, não o deixe se enganar pelas suas próprias generalizações.
Para quem não tem uma Roda da Vida no seu planner ou agenda e quer experimentar essa ferramenta, vou deixar um modelo aqui. Pode-se imprimir esse círculo várias vezes – lembra de repetir o processo periodicamente. Depois é só colar no planner ou Bullet Journal ou numa pastinha, como achar melhor.
Um dos símbolos mais importantes do Budismo Mahayana é a Roda da Vida e encontramo-la representada na entrada de quase todos os templos tibetanos. Nela estão representadas as correntes da existência fenomenal, Samsara, no seio da ilusão, Maya. Abraçando por completo a roda aparece um de-mónio de semblante pavoroso.
Veja as cinco perguntas mais utilizadas em processos de coaching:
Uma boa sessão de coaching consiste em um atendimento com o máximo de dedicação tanto do profissional quanto do cliente para consecução dos objetivos. ... A comunicação deve ser clara e objetiva para consecução dos objetivos e das estratégias que serão desenvolvidas durante o processo.
10 perguntas para Reynaldo Gama CEO da HSM e Co-CEO da Singularityu Brazil
6- O que os líderes precisam considerar SEMPRE? É extremamente necessário que os líderes considerem, sempre, as necessidades dos indivíduos, da sua equipe e também da organização para a qual trabalha, pois os reconhecem como pilares de sustentação de qualquer negócio.
7 perguntas que todo líder deveria fazer à sua equipe
Observe a paixão do profissional pelo trabalho e pela liderança. Muitos dos maiores líderes são apaixonados pelo que fazem, então, considere esse um importante aspecto. É realmente possível identificar os profissionais com esse perfil e, também, aqueles que trabalham apenas por dinheiro.
Por isso, analise cada uma das dicas, verifique as mais adequadas para o seu modelo de negócio e descubra o que fazer para motivar a equipe.
Estabeleça metas de desempenho razoáveis e compartilhe-as por meio da gestão à vista, por exemplo. Procure criar metas que tragam benefícios à empresa, mas que possam ser atingidas com uma dedicação realista. ... A competição saudável entre membros, aliada a um objetivo comum, é um potente motor para motivar sua equipe.
O líder precisa ter e ou desenvolver habilidades que permitam conhecer bem seus liderados, identificando seus potenciais e suas fragilidades, assim como qualidades, saber ouvir, dar e receber opinião influencia o desenvolvimento da sua equipe, promovendo mudanças que estimulam o seu crescimento.
Um líder de equipe oferece um ambiente saudável para o desenvolvimento profissional de seus liderados. É ele quem motiva o pessoal, cria as estratégias e melhores práticas para a condução da equipe e alinha as expectativas da equipe com os objetivos da organização.