São Miguel dos Milagres, ou simplesmente Milagres, é uma cidade alagoana que cada vez conquista mais fãs pelo Brasil. A pequena cidade faz parte da chamada Rota Ecológica, um pedacinho do litoral Norte alagoano que encanta por sua simplicidade, pelas pousadas de charme e pelas praias vazias, com piscinas naturais e coqueiros a perder de vista.
Milagres tem pousadas de charme, locais com ótima estrutura e nem sempre com preços tão baixos assim. É claro que as pousadas têm valores variados, mas no geral, não é um local com hospedagens tão econômicas quanto se possa imaginar. Além das pousadas, simples ou mais luxuosas, o aluguel de casas e chalés é bem forte na região.
Por fim, indico também conhecer outras praias incríveis nas cidades vizinhas, consideradas as melhores praias do nordeste ou até do país, como, por exemplo, a Praia do Patacho, Praia de Lages, Barra de Camaragibe e Maragogi.
O mar belo e com piscinas naturais é o grande motivo de Milagres fazer tanto sucesso. A cidade tem 5 praias, uma diferente da outra, mas que guardam em comum a sua beleza preservada. Para além das praias, São Miguel dos Milagres tem outras atividades para se fazer, como o passeio de buggy pela região, passeios de bicicleta percorrendo o litoral, os passeios de jangada para as piscinas naturais e um mirante com vista do litoral. Além disso, as igrejas e casas antigas da cidade incrementam o passeio de quem desembarca por ali para passar as férias.
Fique de olho na Tábua de Marés, a planilha que explica sobre as oscilações da maré ao longo do dia. Temos um post completo sobre o assunto – clique aqui para entender melhor sobre a tábua de marés e saiba quando realizar sua viagem.
Veja todas as opções de aluguel de temporada em São Miguel dos Milagres.
Dica: Sobre o percurso pelo litoral é importante saber que entre as cidades de Japaratinga e Porto de Pedras, ambas em Alagoas, existe um rio e o GPS geralmente sugere um percurso “por dentro”, contornando esse rio pela cidade de Porto Calvo. Entretanto, você não precisa passar por Porto Calvo para atravessar o Rio Manguaba porque entre Japaratinga e Porto de Pedras existe um serviço de balsa para veículos e pessoas. O valor da travessia para carros é de R$18 e economizará cerca de 40 km de estrada!
As acomodações da cidade tem estilo mais rústico, com bastante verde e um clima bem aconchegante. Elas são um refúgio à parte para descansar e curtir o clima praiano. As pousadas lideram a lista de opções de hospedagens, embora também tenha alguns hotéis, chalés e casa de temporada na região.
Os restaurantes na beira da praia não são tantos e boa parte das vezes pertencem a pousadas, que geralmente requerem reserva e/ou atendem apenas seus próprios hóspedes. Se você gosta de estrutura na beira do mar, escolha a praia certa para curtir. Mas se prefere uma praia isolada e sem muita gente, encontrará muitas opções.
Muito calminha, a praia do Riacho é uma opção de praia em Milagres para quem busca alguma estrutura, já que por longos trechos de areia você caminha pelas praias sem ter acesso a uma barraca. Na região central das praias ficam duas barracas, sendo uma das delas a Mi Casa, um dos espaços com melhor estrutura de praia de São Miguel dos Milagres.
Para ver as piscinas em sua plenitude, o ideal é visitar a cidade durante o período de maré baixa (confira aqui a tábua de marés), quando o mar fica mais baixo e as piscinas e bancos de areia ficam em evidência.
Bora conhecer mais esse lugar tão incrível? Então, siga com a leitura, pois preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Boa viagem!
Entre o Recife e São Miguel dos Milagres são cerca de 4 horas de viagem e embora seja um percurso bem mais demorado do que por Maceió, muita gente aproveita esse caminho para visitar também destinos como Porto de Galinhas e Maragogi. Viajando através da BR-101 você também consegue fazer essas paradas no caminho.
Porto da Rua é uma espécie de “centrinho” de São Miguel dos Milagres. Sua praia é longa, com muitos coqueiros a sua frente e consequentemente forma muitas piscininhas no período de maré baixa. É uma praia ótima para crianças, já que com a água represada entre os arrecifes, o cenário fica ótimo para quem procura piscinas rasinhas. No período de maré baixa, o mar se “retrai” e é preciso andar vários metros para conseguir acessar a água.
Acreditando que São Miguel dos Milagres é um destino simples e pequeno, muita gente pensa também que as hospedagens por lá seguem essa mesma premissa, né? Mas não é bem assim.
Você pode fazer muita coisa a pé, principalmente pelas praias, mas recomendo alugar um carro, pois chegar a Milagres tem seus percalços.