Onde Se Encontra As Matas Dos Pinhais?

Onde se encontra as matas dos Pinhais

A Mata dos Pinhais, também comumente conhecida como Mata das Araucárias é um tipo de mata encontrada em estados do sul e sudeste do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo – embora neste último, o desmatamento e falta de conservação tenham tornado este tipo de vegetação bastante rara no estado.

O Estado do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul são formados, em sua maior extensão, por escarpas de estratos e planaltos que declinam suavemente em direção a oeste e noroeste. Apresentam grandes regiões geográficas naturais ou grandes paisagens naturais (Zona litorânea – orla marinha e orla da serra, Serra do Mar, Planaltos, Planícies costeiras, Serras Litorâneas e Planalto Ocidental).

Exercícios resolvidos sobre vegetação do Brasil

A vegetação aberta dos campos gramíneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econômico, a Floresta com Araucária sofre, há bastante tempo, forte pressão de desmatamento.

Assim como as florestas equatoriais, as florestas ou Matas dos Pinhais – as Matas de Araucária – estão em processo de extinção, e medidas cabíveis tem de ser tomadas antes que estas espécies de plantas não sejam mais encontradas no planeta, já que são típicas apenas das regiões onde existem agora.

Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil. Apresenta em sua composição florística espécies diversas, como a imbuia, o sassafrás, a canela-lageana, erva-mate, caúna, jacarandá, caviúna, monjoleiro, sete-capotes, guabiroba, e a pitanga. O pinheiro-bravo, o pau-marfim, o tapexinguí, o fumo bravo, bromélias, orquídeas e as urticáceas, além de muitas outras espécies vegetais arbustos, lianas e ervas, também merecem destaque e  são abundantes na floresta.

O que é vegetação do Brasil?

<strong>O que é vegetação do Brasil?</strong>

Localiza-se no sul do Brasil, estendendo-se pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região das araucárias principia no primeiro planalto, imediatamente a oeste da Serra do Mar, e estende-se pelos segundo e terceiro planaltos do Estado do Paraná e Laranjeiras do Sul, com associações florísticas da araucária. A região da araucária insere-se às partes mais altas das montanhas do Sul, nos planaltos, onde ocorrem até altitudes médias de 600 a 800 m, e em alguns poucos lugares em que ultrapassam 1.000 m. O limite inferior destas matas situa-se entre 500 e 600 m nos estados do Sul, sendo que ao norte este limite situa-se algumas centenas de metros acima. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Quanto à fauna, a Mata de Pinhais é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos da flora e da fauna (a maioria das aves, répteis, anfíbios, mais de 20 espécies primatas e borboletas), raros, ameaçados de extinção, além de espécies migratórias. Várias estão ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá. O jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos, são as aves de maior destaque nesse bioma. Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú, jiboias, jararacas e corais verdadeiras.

Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú (um lagarto de mais de 1,5m de comprimento), jibóias, jararacas e corais verdadeiras. Numerosas espécies da flora e da fauna são únicas e características: a maioria das aves, répteis, anfíbios e borboletas são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas nesse ecossistema. Nela sobrevivem mais de 20 espécies de primatas, a maior parte delas endêmicas.

Resumo sobre a vegetação do Brasil

O clima da região é temperado, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas: o inverno é normalmente frio, com geadas freqüentes e até neve em alguns municípios do Rio Grande do Sul, e o verão razoavelmente quente. As temperaturas variam de 30ºC, no verão, até alguns graus negativos, no inverno rigoroso.

Várias espécies estão ameaçadas de extinção: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá.

Tipos de vegetação do Brasil

<strong>Tipos de vegetação do Brasil</strong>

Mata dos Pinhais, caracterizada devido a grande presença de pinheiros, principalmente o Pinheiro-do-Paraná, está localizada na região Sul do Brasil (Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em locais com altitudes superiores a 500 m. Está incluída dentro do Bioma Mata Atlântica e é também conhecida como Mata de Araucárias, em função da forte presença da Araucária angustifolia neste bioma. Registros apontam que a Mata dos Pinhais já ocupou cerca de 2,6% do território nacional e assim como outras formações florestais do Brasil ela vem sendo degradada em função do corte ilegal de árvores, para a produção de madeira e resinas. Outro fator que tem contribuído para o desmatamento é a abertura de novas áreas destinadas à agricultura e pecuária e, com isto, 95% da mata nativa já foi derrubada nas últimas décadas.

Este bioma possui uma grande riqueza de epífitas vasculares, a saber, bromélias, orquídeas, cactáceas, pteridófitas, piperáceas e muitas outras espalhadas pela Serra do Mar, na região de mata pluvial-tropical e nos capões de campos dos planaltos do interior.

De estudante para estudante

Este bioma caracteriza-se pela formação florestal fechada, densa, devido a grande quantidade de árvores altas (20 a 30 metros de altura), de folhas em formato de agulha e coníferas em formato triangular. A região da araucária está inserida nas partes mais altas das montanhas do Sul, nos planaltos, onde ocorrem  altitudes médias de 600 a 800 m, e em alguns poucos lugares em que ultrapassam 1.000 m. Principia no primeiro planalto, imediatamente a oeste da Serra do Mar, e estende-se pelos segundo e terceiro planaltos do Estado do Paraná e Laranjeiras do Sul.

O clima característico deste bioma é o subtropical, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas. As temperaturas variam de 30ºC, no verão, até alguns graus negativos, no inverno rigoroso. Os maiores índices pluviométricos são registrados nos planaltos, com chuvas bem distribuídas.

Lista de exercícios

É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos, raros, ameaçados de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico da Floresta Atlântica e Campos Sulinos.

A umidade relativa do ar está relacionada à temperatura, com influência da altitude. Assim, nas zonas mais elevadas, a temperatura não é suficientemente elevada, diminuindo a umidade produzida pelas chuvas. As médias mais elevadas são resultados da influência oceânica sobre o clima e da transpiração dos componentes das matas pluviais existentes. Os maiores índices pluviométricos são registrados nos planaltos, com chuvas bem distribuídas.

No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500 m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. As florestas variam em densidade arbórea e altura da vegetação e podem ser classificadas, de acordo com aspectos de solo, como aluviais, (ao longo dos rios), submontanas (que já inexistem) e montanas (que dominavam a paisagem).

Qual é a origem da araucária?

A espécie foi inicialmente descrita como Columbea angustifolia Bertol. 1819. Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos, desde que os continentes americanos e africano eram unidos, e posteriormente foi disseminada pela América do Sul, desde a Argentina até o Nordeste brasileiro.

Qual a origem da araucária?

Os registros fósseis indicam que o gênero Araucaria aparece estabelecido no período Jurássico (entre 199 e 145 milhões de anos), sugerindo também que a seção Columbea (das espécies Araucaria araucana e Araucaria angustifolia) surgiu neste período.

Qual a idade aproximada do surgimento das Araucárias no planeta?

Os registros fósseis indicam que o gênero Araucaria aparece estabelecido no período Jurássico (entre 199 e 145 milhões de anos), sugerindo também que a seção Columbea (das espécies Araucaria araucana e Araucaria angustifolia) surgiu neste período.

Qual é a reprodução da araucária?

As Araucárias fêmeas florescem o ano inteiro, os machos florescem entre os meses de agosto e janeiro. ... A reprodução ocorre de forma que o vento transporte o pólen das plantas masculinas até as plantas femininas. Esse tipo de polinização é chamado de anemófila.

Como ocorre a polinização da araucária?

A polinização da araucária ocorre, na natureza, principalmente pela ação do vento.

Onde vive a araucária?

A araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie arbórea de gimnosperma pertencente à família Araucariaceae que é encontrada na região Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) do Brasil.

Quanto tempo leva para produzir pinhão?

Com quantos anos uma araucária começa a produzir pinhão? Com 12 a 15 anos. Já no caso de árvores enxertadas pela técnica de “pinhão precoce”, com 6 a 8 anos.

Para que serve a folha do pinheiro?

O pinheiro silvestre é uma árvore na qual pode ser extraído o óleo essencial e o pólen que, geralmente, servem para ajudar no tratamento de problemas do sistema respiratório, como resfriado, rouquidão, sinusite e tosse com catarro, pois tem um efeito expectorante e broncodilatadora.

O que é Kaizukas?

De nome científico Juniperus chinensis torulosa, a kaizuka é uma planta originária da Ásia, mas que conquistou o coração do mundo inteiro por causa do seu visual. Por ser uma planta perene, seu ciclo de vida pode durar décadas, e seu crescimento é lento e constante.

Como e onde plantar Kaizuka?

Preferencialmente plante a sua Kaizuka em um local de sol pleno ou que tenha, no mínimo, uma incidência diária de luz solar de quatro horas. Quanto ao solo, o mais recomendado para o cultivo da Kaizuka são os férteis enriquecidos regularmente com matéria orgânica.

O que fazer para crescer Pinheiro?

A irrigação da planta deve ser feita uma vez por semana de maneira lenta e abrangendo todo o vaso “Não se deve encharcar a raiz e é preciso garantir que todo o torrão fique igualmente úmido”, recomenda o paisagista. Outro cuidado é com a adubação, em geral feita quatro vezes ao ano e pelo próprio dono.

O que fazer para acelerar o crescimento de uma árvore?

Segundo os cientistas, a "ilha de calor" acelera o crescimento das árvores de duas maneiras. Por um lado, o aumento da temperatura estimula a fotossíntese. Por outro, prolonga o período de vegetação, estendendo a época do ano em que as árvores podem crescer.