São diversos utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira e de plástico, veículos utilitários, além dos mais recentes jogos de mesa em porcelana.
Em 1969, a empresa começou a se aventurar no mercado externo e abriu escritórios em vários países. Formado em Administração de Empresas e em Direito, Clovis passou por várias áreas da Tramontina antes de assumir a presidência, em 1992. “Fiz trabalho de office boy, de recepcionista e de telefonista”, lembra. Ele deu continuidade à gestão do pai, ampliando a linha de produtos e as exportações.
Sua primeira retribuição social foi justamente doar uma escola ao povoado para que crianças possam estudar e se alfabetizar, chance que ele não teve. No dia de inauguração da escola, o prefeito da cidade, com muito orgulho, disse a ele:
“Para mim, o mais importante de tudo são as pessoas. São elas que sempre fizeram a diferença na Tramontina”, diz Clovis. A empresa tem hoje 9 mil funcionários —20% têm mais de 20 anos de casa e 1.300 foram admitidos desde o início da pandemia.
A Tramontina fechou a fábrica de materiais de pesca porque não dava mais para concorrer em volume e preço. “Tivemos outros negócios que não deram muito certo, mas faz parte do jogo. Quem não erra, não acerta nunca”, afirma Clovis.
O economista Peter Drucker, pai da administração moderna, dizia que o período áureo da maioria das companhias que alcançam o sucesso é de 30 anos. Pouquíssimas empresas conseguem manter o grau de sucesso por mais tempo do que isso.
Um dos destaques recentes é a Alemanha, onde a Tramontina tem mais de 500 pontos de venda de sua linha de produtos para churrasco. Para entrar no país, berço da cutelaria mundial, a empresa usou a estratégia de promover a cultura do churrasco brasileiro, organizando degustações de picanha no espeto.
Filho de imigrante italianos, o artesão Valentin Tramontina se instalou em Carlos Barbosa no ano de 1911. Em um terreno alugado, abriu uma pequena ferraria, onde fazia reparos para as indústrias da região e ferrava cavalos.
A companhia tem quatro de dez fábricas na cidade, onde emprega cerca de 50% dos seus 6 mil funcionários. João Paulo Dall´Oglio, secretário do Planejamento do município, estima que a companhia seja responsável por cerca de 70% da economia do município. – “A Tramontina é uma das grandes empresas da região de Caxias do Sul”, afirma Odacir Conte, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS). Ele conta que ela integra um seleto grupo de companhias locais internacionalmente conhecidas, como a fabricante de ônibus Marcopolo ou a produtora de implementos agrícolas Randon.
Clovis afirma que nenhum funcionário está ameaçado de perder emprego pelo avanço da automação: a Tramontina tem hoje 711 robôs em sua linha de produção. “Nunca demitimos nenhum funcionário por causa de uma crise.”
Hoje a Tramontina é uma marca presente em produtos tão variados como utensílios para cozinha, móveis, materiais elétricos, ferramentas industriais, eletrodomésticos, equipamentos para cozinha profissional, artigos para horticultura e até mesmo veículos utilitários —pequenos carros elétricos usados em condomínios e campos de golfe.
Em 1925, começou a produzir canivetes com cabo de osso que ele mesmo confeccionava, à mão.
Uma nova aposta é o mercado de peças de porcelana. Até julho, a Tramontina deve inaugurar uma fábrica em Moreno, região metropolitana de Recife, para produção de aparelhos de jantar, tigelas e outros itens.
O início do processo de laminação do aço e o investimento em novas tecnologias abriram novas frentes. A linha de produtos foi ganhando novos itens, como talheres, panelas e outros utensílios de cozinha.
A unidade exigiu investimentos de R$ 130 milhões e ocupa 52 mil metros quadrados em terreno cedido pelo governo pernambucano. “Será uma fábrica com alta tecnologia e o objetivo é atender ao mercado mundial”, diz Clovis.
Segundo Clovis, as três coisas mais importantes para a Tramontina ter conseguido chegar a 110 anos foram a persistência para não desviar o foco diante das adversidades, a aposta desde o início em uma marca única e a valorização das pessoas.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Com relação a lenda é possível sim que Valentin tenha trabalhado de porteiro no protibulo,os imigrantes italiano assim que desembarcaram no Brasil,perceberam logo que com trabalho íam prosperar, conquistando seus negócios, dando tranquilidade a sua família.Sou descendente de italiano segundo relatos de família eles chegarem na região do Estado de Minas na década de 1800, logo se engajaram na marcenaria,nos trabalhos das fazendas,criavam ferramentas para facilitar o trabalho no campo,e assim espalhou seus negócios voltado para o comércio.
110 anos (1911)
Brasileiros
1939
1911
- Adoção de uma postura respeitosa e tolerante para com os demais; ... Neste sentido, o bom trato está associado a uma série de valores como a tolerância, o respeito e a generosidade.
Delicado. Bem tratado. Feito com esmero. fino trato é uma busca de uma palavra.
Para explicar todo esse processo, identificamos abaixo as principais etapas para uma entrega de sucesso:
Por isso, damos 5 itens para você observar a respeito do seu processo de entrega:
Acesse a página de rastreamento da Total Express. Insira o primeiro nome do destinatário da encomenda, o CPF dele ou CNPJ da empresa, e o CEP do endereço de entrega. Marque a opção “não sou um robô” Clique no botão “Pesquisar”
A solução oferece mais agilidade para o seu dia-a-dia: solicitando a sua coleta até às 11hs, a Total Express coleta no mesmo dia. Após este horário, coletamos no próximo dia útil. Todas as encomendas são 100% seguradas, para que você não tenha que se preocupar com extravios, furtos ou roubos.
Os salários de Entregador Agregado na Total Express estão entre R$4.
O primeiro passo para virar entregador do Mercado Livre é acessar a página oficial (https://www.euentrego.com.br). Depois, clique em “Quero ser entregador” e informe os dados pessoais solicitados no cadastro, como nome completo, data de nascimento, número do celular, endereço, tipo de veículo e senha de acesso.