Onde fica o trato respiratrio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
Quais os órgãos que fazem parte do trato respiratório?
No superior encontramos a cavidade nasal, os seios paranasais, a nasofaringe e a laringe que possuem a função de filtrar, umedecer e ajustar a temperatura do ar. E no trato inferior podem ser observados a traquéia, e os pulmões, os quais contém entre outras estruturas brônquios, bronquíolos e os alvéolos (Figura 1).
Como o trato respiratório pode ser classificado?
O trato respiratório é dividido em três segmentos: Trato respiratório superior: nariz e passagens nasais, seios paranasais e garganta ou faringe. Vias aéreas respiratórias: laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Pulmões: bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
O que é vias aéreas inferiores?
b) Via aérea inferior: contém os órgãos localizados na cavidade torácica, incluindo a traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, com funções na troca de oxigênio e dióxido de carbono (GUYTON; HALL, 2006). Estrutura das Vias Aéreas Superior e Inferior.
Quais são os órgãos que fazem parte das vias respiratórias inferiores?
A Anatomia das Vias Aéreas é dividida em duas porções: via aérea superior, que se situa fora da cavidade torácica e é constituída pela cavidade nasal, faringe e laringe; e via aérea inferior, que consiste na traqueia, brônquios, brionquíolos e alvéolos.
Qual a classificação do epitélio respiratório?
O epitélio respiratório é caracterizado por ser pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, é um epitélio de revestimento altamente especializado, as células caliciformes e os cílios são importantes mecanismos de defesa desse epitélio, o muco e os movimentos ciliares retém partículas provenientes ...
Como funciona o trato respiratório?
O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.
Qual é o sintomas da infecção respiratória?
Os sintomas mais comuns de uma infecção respiratória são:
Coriza;
Tosse intensa, que pode conter secreção ou não;
Nariz entupido;
Mal estar geral;
Febre;
Dor no pulmão;
Dor de cabeça;
Como são causadas às infecções do sistema respiratório?
A principal causa de infecções do trato respiratório são os vírus, cerca de 90% dos casos, mas também podem ser causadas por bactérias e outros microrganismos.