Itaguara é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. A sede do município está localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte. Devido ao grande fluxo migratório para a capital do estado, a população da cidade se mantém na mesma média populacional há vários anos.
/a>
Piracema (Minas Gerais)
28 de fevereiro de 2021
28 de fevereiro
Como o período de chuvas varia em cada região, não há como determinar com exatidão um período de ocorrência de piracema em todo o território nacional, entretanto, em grande parte do país o período inicia-se em novembro e estende-se até o fim do mês de fevereiro do ano seguinte.
A proibição da pesca de determinadas categorias e em determinados locais é adotada para assegurar a reprodução dos peixes e proteger a fauna aquática. O defeso termina em 28 de fevereiro de 2020.
Entenda melhor sobre a Piracema. Piracema é uma palavra que vem do tupi e significa “saída de peixes”. Esse é o período de reprodução das espécies, quando também é proibida a realização da pesca.
No período da Piracema, entre 1º de novembro de 2019 e 28 de fevereiro de 2020, as equipes da Subsecretaria de Fiscalização Ambiental da Semad e da Polícia Militar de Meio Ambiente realizaram cerca de 900 abordagens a pescadores, comércio de pescado e petrechos de pesca e ranchos de pesca em todo o estado, As ações ...
Durante o período da Piracema os equipamentos permitidos para pesca em algumas regiões são: vara de pesca, linha de pesca de mão com anzol, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais ou artificiais.
Quais peixes podem ser pescados na piracema?
O pescador pode pescar e transportar, de acordo com a legislação da pesca, até 10kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando em águas continentais e de estuários, e tem o direito de levar consigo até 15kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando estiver praticando a pesca em águas marinhas.
É o período mais importante para a reprodução dos peixes, quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, Veja abaixo as restrições para a prática da pesca: ATENÇÃO: O desrespeito a essas normas é crime ambiental!
Fica liberado somente a captura de peixes que não são da bacia. ... Além do tucunaré, o pescador pode capturar outras espécies de peixes consideradas exóticas em alguns locais como a tilápia, corvina, carpa, bagre-africano e híbridos (cruzamento de indivíduos de espécies diferentes).
Rede: Fica permitido o uso de rede malha 20 mm para pesca da Caíca; malha 25mm para a pesca da sajuba.
Hoje, começa mais uma piracema, o período vai de 01 de novembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021! A Piracema visa a garantir a reprodução das espécies de peixes, por isso a pesca fica restrita.
“De acordo com uma Instrução Normativa, de 1º de novembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021 a cota é zero de transporte de pescado em todas as bacias hidrográficas do Estado de Goiás”, ressalta.
Agentes fiscalizam rios para combater pesca predatória, em Goiás. Período de piracema termina em fevereiro de 2021.
Começou na última sexta-feira (1), em Goiás, o período da Piracema, no qual os peixes se reproduzem. Com isso, as pescas esportiva, amadora, subaquática, ornamental e arteseanal estão proibidas em todas as bacias hidrográficas do estado até dia 28 de fevereiro de 2020, quando se encerra o ciclo.
Começou na última sexta-feira (1), em Goiás, o período da Piracema, no qual os peixes se reproduzem. Com isso, as pescas esportiva, amadora, subaquática, ornamental e arteseanal estão proibidas em todas as bacias hidrográficas do estado até dia 28 de fevereiro de 2020, quando se encerra o ciclo.
Além do tucunaré, o pescador pode capturar outras espécies de peixes consideradas exóticas em alguns locais como a tilápia, corvina, carpa, bagre-africano e híbridos (cruzamento de indivíduos de espécies diferentes).