Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.
A manutenção de equipamentos, especialmente a preventiva, é feita para garantir que os utensílios usados estejam aptos para realizar as tarefas necessárias com eficácia e, principalmente, segurança. A manutenção não deve ser encarada como um gasto e sim como um investimento.
A manutenção das máquinas industriais tem como objetivo diminuir os custos resultantes das falhas durante os processos produtivos, reduzir o consumo de energia dos equipamentos, aumentar a sua produtividade e vida útil, entre outros propósitos, que só podem ser alcançados por meio de uma adequada manutenção das ...
Manutenção Preditiva Conhecida também como “condicionada”, “não-sistemática” ou “preventiva por estado”, ela prevê as falhas ou paradas na rotina de parada por conta do ativo com uma metodologia diferente. A principal base da manutenção preditiva é o sistema operacional.
De fato, quatro tipos de manutenção são recorrentes no setor: preditiva, preventiva, planejada e corretiva. Esses conceitos nem sempre são fáceis de entender ou não são bem conhecidos por certas pessoas, e é por isso que precisam ser esclarecidos.
Nesse contexto, existem ainda três diferentes tipos de manutenção programada, que são:
Conceito de manutenção corretiva Ou seja, se você tem um problema de falha ou quebra em sua operação que está relacionado a um redutor de velocidade, essa manutenção deve ser aplicada para que seja feita a recuperação da eficiência deste produto.
As manutenções corretivas nunca são vantajosas e sempre trazem perdas para a empresa. Deve-se manter programas de manutenção preventiva e preditiva, pois garantem a operação e a confiabilidade dos equipamentos, e todas as intervenções necessárias são planejadas e não interferem na produção ou nos serviços da empresa.
1. MANUTENÇÃO CORRETIVA é a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. ... Manutenção Corretiva Não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou seja é a correção da falha ou desempenho menor que o esperado após a ocorrência do fato.