EQST

O Que Via Rgia?

O que é via régia?

A via régia poderia ser a via dos reis (e das princesas), ou a via normal, a estrada pavimentada mais comum. Pode ser também a estrada que nos dá a maior convicção de que existe uma realidade psíquica não consciente. ... Ela acalmou-se bastante ao descobrir, através do seu sonho, que tinha uma realidade outra.

O que é via régia para o inconsciente?

À época de seu primeiro encontro com Freud, Jung havia lido “A interpretação dos Sonhos” que Freud publicara em 1900. Neste livro, Freud colocou uma importante e nova forma de compreender não apenas os sonhos mas também todo o assim chamado “aparato psíquico”.

Qual é a finalidade do sonho?

Os sonhos são processos psíquicos que despertaram a atenção de Freud desde o início de suas investigações sobre o psiquismo humano. ... Em primeiro lugar, Freud observou que os sonhos são os guardiões do sono, ou seja, sua função primordial é evitar que o sonhador acorde.

Qual o interesse de Freud na temática dos sonhos?

Segundo Freud, os sonhos constituem "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Para muitos neurocientistas, eles são formados a partir de estímulos aleatórios originados na ponte e não possuem qualquer significado. ... É possível que os sonhos exerçam um papel na elaboração psíquica de lembranças traumáticas.

O que é atenção flutuante na psicanálise?

Atenção flutuante é um conceito que vem da psicanálise. Refere-se ao estado especial de consciência de que o terapeuta necessita para ser capaz de ouvir o paciente e detectar o que há de mais significativo em sua história.

Para que serve a associação livre?

O método da associação livre é uma técnica psicanalítica que foi criada e difundida por Sigmund Freud. ... Com a associação livre em psicanálise, aumentariam as chances de acessar o inconsciente do paciente na terapia clínica.

O que é o método da associação livre?

Podemos dizer que a associação livre de ideias baseia-se no livre fluxo do pensamento, quando o paciente deve dizer tudo que lhe venha à mente, com ou sem um sentido aparente; comunicando ao seu analista tudo o que lhe ocorrer, sem censura ou seleção prévia.

O que os sonhos revelam sobre nós?

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

O que refletem os sonhos?

A humanidade ao longo de toda a sua existência sempre tentou desvendar os mistérios dos sonhos. ... Mas os psicólogos entendem que os sonhos refletem com precisão o estado interior da pessoa no momento que vive e, muitas vezes, são uma maneira de o subconsciente dizer algo muito importante.

O que é discurso flutuante?

- Atenção flutuante – regra técnica à qual tenta se conformar o psicanalista, ao não privilegiar em sua escuta, nenhum dos elementos particulares do discurso do analisando. ... A atenção flutuante é a contrapartida da associação livre, proposta ao paciente.

O que são pensamentos flutuantes?

pensamentos flutuantes, certezas inconstantes, sentimentos deturpantes , emoções delirantes , realidade sem sentindo em um mundo infinito e conflitante, trilhando uma vida sem nexo e insignificante, tão quanto sem sentindo, vivo eu em pensamentos errantes em noites sem fim e outrora distantes.

Qual a função da associação livre para a psicanálise?

O método da associação livre é uma técnica psicanalítica que foi criada e difundida por Sigmund Freud. ... Com a associação livre em psicanálise, aumentariam as chances de acessar o inconsciente do paciente na terapia clínica.

Qual o objetivo da associação livre?

A associação livre é uma ferramenta da psicanálise criada pelo próprio pai deste campo clínico, Sigmund Freud. Consiste em convidar o paciente a expressar tudo aquilo que passe pela sua mente durante uma sessão de terapia.

O que é associação livre e atenção flutuante?

Segundo Sigmund Freud a atenção flutuante foi criada para designar a regra técnica segundo a qual o analista deve ouvir o paciente sem privilegiar nenhum elemento de sua fala. ... O cuidado flutuante é a contrapartida da associação livre proposta ao paciente.

Porque temos sonhos malucos?

Os sonhos vívidos são raros e tendem a ocorrer mais em idosos. Também podem fazer parte do transtorno comportamental do sono REM. Estudos recentes mostram que algumas pessoas com essa condição têm predisposição a desenvolver doenças neurológicas, caso do Parkinson.

Por que os sonhos não tem sentido?

Muitas pessoas não se atentam aos sonhos, pois não percebem conexões diretas e óbvias entre os símbolos que se apresentam durante o sono e suas vivências da realidade concreta. Uma das razões para isso é que somos ensinados desde muito pequenos a atender muito mais as demandas externas do que as demandas internas.