EQST

O Que Verbo Flexionado No Infinitivo?

O que é verbo flexionado no infinitivo?

Pois bem, mais uma vez chegamos à conclusão de que não há como discutir, ou seja, o infinitivo impessoal é o processo verbal sem indicação no tempo, ou seja, o verbo não recebe flexão nenhuma, permanecendo na sua forma original. ...

Quando flexionar verbo infinitivo?

Flexiona-se o infinitivo quando o seu sujeito e o do verbo principal são diferentes: Acreditamos todos (nós) serem os candidatos (eles) muito bons. / Peço-lhes (eu) o favor de não chegarem (vocês) atrasados. / Convém saírem vocês primeiro. / O chefe julgava estarem seus empregados superados.

Quais verbos no infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Estão flexionado ou infinitivo?

O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.

O que são os verbos flexionados?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... Percebemos que a ação expressa pelo verbo traz a certeza de que o fato ocorreu e, por isso, o verbo está flexionado no modo indicativo.

Como identificar os verbos no infinitivo?

Como saber se o verbo está no infinitivo?
  1. Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr)
  2. Quando flexionado: es, des, em e mos.

O que são flexionados?

Significado de flexionar Gramática Fazer passar pelas flexões (conjugar, declinar etc.).

O que é um verbo não flexionado?

Tem dois infinitivos: o impessoal e o pessoal. ... O impessoal é o nome do verbo (cantar, vender, partir, pôr). Não tem sujeito e, por isso, não se flexiona.

O que é um infinitivo não flexionado?

Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: “Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE”; “Os alunos VÃO SAIR mais cedo”; “Os dois zagueiros PODEM SER expulsos”. ... De qualquer modo, o infinitivo, em locuções verbais, não se flexiona.

Quando usar infinitivo?

O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.

O que significa flexionar em número?

Flexão de número O que indica que um substantivo está no plural, é a terminação em “s”. Existem algumas particularidades na formação do plural dessa classe gramatical, vamos conhecer a seguir algumas delas. Substantivos terminados em “al”, “el”, “ol” e “ul”, o “l” é substituído por “is”.

O que é um substantivo flexionado?

O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... ... Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.

Quando um verbo não está flexionado como é chamado?

Infinitivo não flexionado. Casos de infinitivo não flexionado.

Quais são os principais verbos?

Exemplos de verbos regulares
  • Verbo estudar;
  • Verbo cantar;
  • Verbo amar;
  • Verbo achar;
  • Verbo aprender;
  • Verbo correr;
  • Verbo viver;
  • Verbo partir;
Mais itens...•23 de ago. de 2016

O que é o verbo flexionado?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... Percebemos que a ação expressa pelo verbo traz a certeza de que o fato ocorreu e, por isso, o verbo está flexionado no modo indicativo.

Quais são as flexões do verbo?

O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).