EQST

O Que Uma Via Area Avançada?

O que é uma via aérea avançada?

Trata-se do acesso cirúrgico definitivo das vias aéreas através de uma abertura traqueal e posicionamente da cânula. É um procedimento eletivo e comumente realizado em pacientes com tempo prolongado de IOT (usualmente, mais que 7-14 dias).

O que é uma via aérea?

As vias aéreas são responsáveis pelo transporte de ar até os pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas que irão oxigenar o sangue. Os componentes da via aérea participam ainda do sistema de fonação e percepção olfatória.

O que é via aérea obstruída?

A obstrução da via aérea mais extrema é uma emergência em anestesia que requer intervenção imediata. Nos suportes de vida avançados, refere-se em geral a perda da perviedade da via aérea em pacientes desacordados ou por presença de corpo estranho em choques.

Como deve se posicionar o paciente para manter a via aérea aberta e otimizar a ventilação?

O socorrista se posiciona atrás da vítima ou ao seu lado, mantendo a imobilização da cabeça/pescoço, utiliza os 4o e 5o dedos de suas mãos para deslocar a mandíbula para cima e com os polegares mantém a boca do paciente aberta. São necessários dois socorristas para ventilação simultânea da vítima.

Quais são as vias aéreas definitivas?

Uma via aérea definitiva implica em uma sonda endotraqueal com balonete (“cuff”) insuflado, conectada a um sistema de ventilação assistida, com mistura enriquecida de oxigênio, e mantida em posição por meio de fixação apropriado. ... Proteção das vias aéreas inferiores contra aspiração de sangue ou vômito.

O que é vias aéreas Pervias?

Vias Aéreas Pérvias Para que o ar possa passar pelas vias aéreas, elas devem estar pérvias. No adulto, a causa mais importante de obstrução de via aérea superior é a queda da musculatura hipoglossa sobre a hipofaringe em situações de rebaixamento de nível de consciência.

O que é via aérea patente?

O paciente progride inexoravelmente de um estado de acordado e alerta com uma via aérea patente para um estado no qual a via se torna obstruída, em geral de forma abrupta, e a anatomia torna-se tão distorcida que o manejo fica difícil ou impossível.

O que fazer em caso de vítima de obstrução total das vias aéreas?

1 - Vítimas Conscientes com obstrução de vias aéreas · Nas obstruções completas posicione-se por trás da vítima cincundando-a com seus braços e faça compressões abdominais sucessivas, direcionadas para cima, até desobstruir as vias aéreas ou o paciente perder a consciência.

Quais são as técnicas utilizadas para abertura das vias aéreas?

  • Tosse e expiração forçada. ...
  • Ciclo Ativo da Respiração (CAR) ...
  • Drenagem Autógena (DA) ...
  • Fisioterapia convencional (CPT) ...
  • Compressão torácica de alta frequência. ...
  • Pressão Positiva Expiratória (EPAP) Pressão Expiratória Positiva (PEP) ...
  • Oscilação Oral de Alta Frequência (OOAF) Pressão Expiratória Positiva Oscilante (PEPO)
20 de dez. de 2016

O que é VVAA?

VVAA avançadas são equipamentos que garantem uma maior ventilação ao pul- mão, pois elas conseguem direcionar o ar diretamente para a traquéia. A colocação des- tes equipamentos são procedimentos exclusivos do profissional médico.

Como avaliar vias aéreas?

- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.

Como avaliar a via aérea do paciente?

Para realizar o teste, o paciente deve estar sentado, em posição neutra, com a boca em abertura máxima e com a língua com a maior protusão possível. A fonação é desencorajada porque pode levantar as raízes do palato mole e possibilitar a visualização de estruturas adicionais.

Como avaliar as vias aéreas?

- VEJA se a vítima está agitada; verifique os movimentos da asa do nariz e observe no tórax se há utilização dos músculos respiratórios com a inspiração e a expiração; - OUÇA para assegurar se há ruídos aéreos estranhos, se há barulhos audíveis do processo respiratório.

Quais as indicações para intubação?

Na emergência, as indicações mais comuns para intubação orotraqueal são:
  • Insuficiência respiratória aguda;
  • Oxigenação ou ventilação inadequadas;
  • Proteção das vias aéreas em um paciente com depressão do nível de consciência.

Quais as formas de intubação?

A intubação traqueal, endotraqueal ou intubação orotraqueal (IOT) é um procedimento que visa preservar a respiração do paciente durante cirurgias que envolvem anestesia geral, ou em quadros de complicação respiratória grave.