Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Por meio da arte se expressa às relações do homem com o mundo, revela-se a história. Por isso entendemos que a arte deve ser valorizada como instrumento capaz de revelar a individualidade e o caráter social do homem. Ela é instrumento capaz de nos humanizar e Page 8 8 nos transformar.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.
O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção e da sensibilidade de uma criança. Elas devem ser trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento de suas capacidades criativas, de acordo com a faixa etária.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
Resposta: Quando se une arte e projetos sociais, atinge-se a população que está à margem da sociedade e dos recursos recebidos, eliminando preconceitos, tornando possível ganhar voz e vez, podendo usufruir de seus direitos como cidadãos.
Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações.
Outra peculiaridade do conhecimento artístico é sua polissemia, a capacidade de captar múltiplos sentidos ao mesmo tempo ou em espaço e épocas diferentes. ... A obra de arte nunca encerra um único sentido, sendo possíveis várias e diferentes interpretações.
Por meio da arte é possível conhecer a cultura e a história de outros povos, sejam eles do passado ou da atualidade. A relação do público em geral com a arte vem se modificando ao longo dos tempos.
Resposta. Resposta: Julgar, criticar, expressar, incentivar e inspirar.
Resposta. De um modo geral, podemos dizer que a arte tem três funções principais: a função pragmática, a função formalista e a função naturalista. ... Seus critérios de avaliação são externos ao seu conteúdo e à sua forma, prevalecendo sua finalidade não artística.
O servidor público é um servidor do público, do povo e da sociedade. Servir a sociedade é o compromisso maior do servidor público. ... O servidor público tem um papel decisivo na Gestão Pública, pois sua missão é a de servir o interesse coletivo, demonstrando comportamento inquestionável, mantendo sigilo e ética.
Para que o setor público exista e funcione, depende da presença de servidores, os funcionários públicos. São eles que garantem, assim, a vida social e os direitos constitucionais da cidadania”.
Salgado trabalha para que suas obras causem verdadeira comoção entre o público. Para ele a arte tem que levar a engajamentos e lutas. Fotografias podem e devem ajudar a mudar o mundo para melhor. ... Há muita inteligência em sua obra e num país carente de cultura de alto nível como o nosso, sua fotografia é um alento.
Ser artista é se envolver no mundo da arte de diversas formas, seja cantor, pintor, ator... Sua função na sociedade é falar pelo povo, é através da sua obra denunciar, abrir caminhos para novos pensamentos, encantar o público que vê a sua obra.