Em programação orientada a objetos, chama-se instância de uma classe, um objeto cujo comportamento e estado são definidos pela classe. ... As instâncias de uma classe compartilham o mesmo conjunto de atributos, embora sejam diferentes quanto ao conteúdo desses atributos.
Instância. Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador new. Instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe.
Uma instância do Mecanismo de Banco de Dados é uma cópia do executável sqlservr.exe que é executada como um serviço do sistema operacional. Cada instância gerencia vários bancos de dados do sistema e um ou mais bancos de dados de usuários. ... Cada computador pode executar várias instâncias do Mecanismo de Banco de Dados .
Uma instância do SQL Server é um servidor SQL completo e você pode instalar várias instâncias em uma máquina, mas pode ter apenas 1 instância padrão. Uma instância do SQL Server possui sua própria cópia dos arquivos do servidor, bancos de dados e credenciais de segurança.
Instância. Um banco de dados Oracle é associado a uma instância. A instância inclui os processos de memória e plano de fundo que fornecem suporte ao banco de dados. The instance comprises the memory and background processes supporting the database.
Um esquema de banco de dados é um esboço de um banco de dados planejado. Na verdade, ele não contém dados. Uma instância de banco de dados, por outro lado, é um retrato de um banco de dados da forma como existia em um determinado momento.
∎ Esquema: Descrição (textual ou gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados. ∎ Instância: Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo.
No MySQL, fisicamente, um "schema" é sinônimo de um banco de dados. Você pode substituir a palavra-chave SCHEMA em vez de DATABASE na sintaxe SQL do MySQL, por exemplo, utilizando CREATE SCHEMA em vez de CREATE DATABASE. Alguns outros produtos de banco de dados fazem uma distinção.
Então um Schema nada mais é que um User, onde temos objetos do Oracle. Por isso quando se cria um User, automaticamente se cria um Schema, e qualquer objeto Oracle criado dentro do Schema é de propriedade desse User. ... Ou seja, qualquer objeto que armazene dados será criado nesse Schema.
Os Schemas são uma coleção de objetos dentro de um determinado database (banco de dados), servem para agrupar objetos no nível de aplicação como também para simplesmente fazer divisões departamentais. ... Este recurso existe desde o SQL Server 2000, mas que não foi dado a devida importância.
Owner : um owner é um usuário do banco de dados que tem poder total de ação sobre os objetos de banco de dados do schema a que está associado sem precisar de algum direito ou privilégio especial para isso. Ele pode executar comandos DML e DDL naturalmente.
Comando: SQL> set linesize 350 pagesize 999; Executando o comando abaixo vamos visualizar o nome do dono da tabela, nome da tabela que o usuário criou e o tablespace onde esta localizada a tabela. Observação: se você não usar o where com o campo owner o select irá retornar todas as tabelas criadas no banco de dados.
(vale salientar que para executar os comandos abaixo é necessário estar logado no banco de dados). Ver todas tabelas pelo MySql: > show tables; Ver todas tabelas no Oracle.
Podemos ainda obter informações sobre privilégios em objetos de banco de dados para determinado usuário. Para isso, podemos utilizar a view dba_tab_privs. Exemplo: select GRANTEE,TABLE_NAME,PRIVILEGE from dba_tab_privs where GRANTEE='XPTO';
A maneira mais fácil de encontrar o nome do banco de dados é: select * from global_name; Esta visualização é concedida a PUBLIC, para que qualquer pessoa possa consultá-la.
SID — Nome da instância do banco de dados Oracle. Nome do Serviço — Nome do serviço de rede do banco de dados.
Conectar remotamente significa executar o SQL Command Line (SQL Plus) em uma máquina que não é a máquina onde esta instalada o Oracle Database 10g Express Edition e iniciar uma conexão com o Oracle Database 10g Express Edition através da rede.
Opa vamos lá :
O mais simples é usar o arquivo tnsnames. ora para conectar-se ao banco de dados....Sua linha sqlplus parece correta, verifique o seguinte:
Basta seguir os seguintes passos:
Criando Pluggable Databases baseados no PDB$SEED Passo 1 à Criar uma nova conexão no SQL Developer. Passo 3 à Clicar com o botão direito em “Container Database“ e escolher a opção “Create Pluggable Database“. Passo 4 à Informar o nome da PDB, dados de armazenamento, usuário administrador da PDB e senha.