EQST

O Que Uma Doaço Remuneratria?

O que é uma doação remuneratória?

DOAÇÃO REMUNERATÓRIA é aquela feita em caráter de retribuição por um serviço prestado pelo donatário, mas cuja prestação não pode ser exigida. Importante ainda lembrar que a doação puramente remuneratória não é revogada por ingratidão (art.

O que é uma doação modal?

Doação modal é quando uma pessoa doa os recursos para que outra pessoa compre um determinado bem. É possível haver dois tributos, pois há dois fatos geradores: o ITCMD para a doação e o ITBI para a compra e venda.

O que é doação gravada?

a. É aquela que não está sujeita a nenhum tipo de encargo, ou seja, representa a essência do contrato de doação com o empobrecimento do doador e enriquecimento do donatário. Também não apresenta qualquer ônus ao recebedor.

São dispensadas da colação as doações feitas em retribuição de serviços prestados pelo donatário?

A regra é que o doador pode dispensar da colação os bens e valores que doar a descendentes e ao cônjuge, mas não pode ferir a parte legítima dos herdeiros necessários (incluindo os donatários).

O que se entende por doação onerosa?

Sediada no art. 553 do CC, a doação onerosa é a que impõe ao donatário um encargo. Encargo pode ser um dever em benefício do doador, de terceiro ou do interesse geral.

O que é uma doação condicional?

Doação condicional é a que surte efeitos somente a partir da implementação de uma condição, ou seja, é a que depende de uma ação futura e incerta. Doação modal é quando uma pessoa doa os recursos para que outra pessoa compre um determinado bem.

O que é a doação contemplativa ou meritória?

Trata-se da doação em seu estado de perfeita e plena liberalidade, sem que haja imposição de limitações ao donatário. A doação meritória feita em contemplação do merecimento do donatário (CC, art. 540, 1ª parte) vem a ser uma doação pura e simples, em que o doador manifesta claramente o porquê de sua liberalidade; p.

É possível dispensar o donatário de levar o bem recebido em doação à colação?

A dispensa da colação pode ser feita pelo doador através de testamento ou no próprio instrumento de doação (artigo 2.006), sempre de forma expressa, afirmando inequivocamente que o bem doado pertencia à parte disponível do seu patrimônio, não alcançando, portanto, a "legítima", sob pena de "redução" (artigo 2.007).

É vedada a doação com dispensa de colação?

O valor de colação dos bens doados será aquele, certo ou estimativo, que lhes atribuir o ato de liberalidade. D As doações remuneratórias de serviços feitos ao ascendente estão sujeitas à colação. É vedada a doação com dispensa de colação prevista pelo doador em testamento, ou no próprio título de liberalidade.

Qual a diferença entre doação pura e doação onerosa impura )?

Doação pura: É aquela simples, de plena liberalidade, sem nenhum ônus, motivação, condição, encargo etc. É a mais comum. ... Doação modal: É uma doação com encargo, com ônus. É onerosa, pois existe uma obrigação, mas sendo uma pequena contraprestação, se for grande, será caracterizado como troca.

Quais os efeitos da doação?

Nesse sentido é que se diz ser a doação contrato translativo do domínio. São obrigacionais os efeitos que produz. O doador obriga-se a transferir do seu patrimônio bens para o do donatário, mas este não adquire a propriedade senão com a tradição, ou a transcrição. ... Trata-se, portanto, de contrato formal.

É possível classificar a doação como negócio jurídico?

Anteriormente localizada nos modos de adquirir propriedade, a doação não era classificada como contrato. Hoje ele é um negócio jurídico de natureza especial. ... A doação é um ato inter vivos, diferentemente dos testamentos que são atos causa mortis.

É válida a doação feita por pessoa insolvente?

g) Doação pelo devedor já insolvente: é vedada a doação por parte do devedor já insolvente com o objetivo de proteger os credores do doador.

Quanto às espécies de doação?

Doação pura: É aquela simples, de plena liberalidade, sem nenhum ônus, motivação, condição, encargo etc. É a mais comum. Doação condicional: Fica subordinada a um evento futuro e incerto CC, artigo 121. Ex: Darei uma casa a minha filha quando ela se casar.