As bacias de retenção são aquelas que mantêm uma lâmina de água permanente, funcionando como uma espécie de lago (exemplo a bacia existente no Parque Marinha do Brasil).
A bacia de contenção serve para diversas finalidades na indústria, como o armazenamento de produtos químicos perigosos ou não, agindo como uma barreira que evita o contato do produto vazado com sistemas de drenagens, águas pluviais, corpos hídricos, solo, bem como a possibilidade de contaminação de trabalhadores.
Os líquidos inflamáveis geralmente são comprados em pequenos recipientes com tampas e roscas. Embora eles satisfaçam rígidos padrões para se qualificarem como recipientes para transporte, não oferecem necessariamente proteção contra o fogo.
A norma ABNT NBR 17505 , a qual se refere à armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis, considera como inflamável aquele que possuir ponto de fulgor inferior a 37,8ºC e pressão de vapor absoluta igual ou inferior a 2,8 kgf/cm2.
O Álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, no entanto, ele é consumido mais rapidamente e acaba primeiro que a gasolina.
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. ... O combustível pode ser o gás, a gasolina, a madeira ou o carvão. O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca.
Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.
Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio. Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor.
Para ocorrer a combustão é preciso ter os elementos: combustível, calor e o oxigênio.
A combustão completa ocorrerá quando for feita a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total de todos os átomos de carbono da cadeia carbônica. Os produtos formados por hidrocarbonetos serão o CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água).
A combustão é definida como sendo uma reação química exotérmica que se processa entre um combustível e um comburente liberando luz e calor. Para que esta reação aconteça e se mantenha, são necessários quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia.
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica (há exceções) entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.
1) Todo extintor possui um lacre na alavanca, que é puxado para ser solto antes do uso. Em seguida, a mangueira deve ser apontada para a base do fogo. ... Ela desce e abre um tubo cheio de gás comprimido (geralmente, gás carbônico) dentro do extintor. Se a alavanca deixa de ser pressionada, a abertura é fechada.
O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.
Ao usar o extintor Co2, evite segurar a mangueira do extintor pelo difusor, que é a parte laranja ou vermelha de plastico como a da foto, porque o gás Co2, ao entrar em contato com a atmosfera se torna um gás muito frio, que acaba resfriando muito o difusor, podendo causar queimaduras na mão do operador do extintor.
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser trocados a cada 12 meses. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada 6 meses. Estas estimativas, no entanto, só são válidas se os extintores estiverem em excelente estado.
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
Para encontrar a validade da carga (composto químico que está dentro do recipiente) do seu extintor, procure pelo selo do INMETRO no próprio cilindro. A área escrita “mês/ano de realização do serviço” consta o período em que a última recarga foi feita.