TCC é a sigla para “Trabalho de Conclusão de Curso”, que é um trabalho acadêmico de caráter obrigatório e que serve como o instrumento de avaliação final de um curso superior.
A importância deste trabalho é demonstrar para as organizações a relação entre uma parecer bem feito e entendermos a importância das sinalizações dos auditores aos administradores quanto a situação da empresa antes da emissão de seu parecer.
Os mais comuns tipos de TCC
Conheça os 3 tipos mais comuns de TCC
Tópicos de um TCC
TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso e pode ser caracterizado com um projeto de monografia, artigo, pesquisa ou qualquer material que tem como finalidade ser um instrumento avaliativo para a formação no ensino superior.
Confira a seguir algumas dicas que dão um pontapé inicial na elaboração do TCC:
Pode-se dizer que um trabalho de conclusão de curso (TCC) de graduação trata-se de um estudo que apresenta resultados e deve expressar conhecimento a respeito da temática escolhida pelo pesquisador. devendo ser feito sob a orientação de um professor. Assim, como o projeto de pesquisa e o artigo.
Enxugando as estruturas para fazer um artigo a partir de seu tcc. A base de um TCC segue a seguinte estrutura: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, introdução (normalmente um referencial teórico), desenvolvimento, conclusão e referências.
DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO Um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do Artigo.
Em geral um artigo científico deve conter as seguintes seções:
Os trabalhos monográficos se dividem em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC para graduação, Monografia para pós-graduação, Dissertação para mestrado e Tese para doutorado. ... Já o artigo científico, é uma monografia, porém reduzida e mais objetiva.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC: Artigo Científico, estrutura do artigo científico, o que deve conter em um artigo científico, organização do texto. O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade acadêmica obrigatória que sistematiza o conhecimento sobre um objeto de estudo relacionado ao curso.
Um paper é um “mini-artigo científico”, isto é, é um artigo científico mais resumido, apesar de ser muito parecido principalmente na formatação. ... O artigo científico é um documento que demonstra uma descoberta ou uma análise de um case na área onde está inserido.
Já a introdução compreende a parte posterior ao resumo, contextualizando o trabalho, além de segmentar e sistematizar as etapas que serão desenvolvidas, para que o leitor se situe e compreenda as informações de forma mais esclarecida.
O resumo é semelhante a um sumário, mas bem conciso e direto. ... Já a introdução de um artigo é mais detalhada. Ela explica por que você conduziu o estudo, o que você pretendia conseguir e qual é a sua hipótese.
A introdução do TCC serve para apresentar o tema principal do trabalho ao leitor e descrever os objetivos e metodologia da pesquisa.
Trabalhos acadêmicos: como fazer uma boa introdução?
Frequentemente ignorada, a introdução será o gás inicial que o seu leitor precisará para decidir se deve ou não chegar até o final de seu texto. É ali que ele será fisgado ou sairá de sua página sem nem pensar, caso aquele assunto (apesar do ótimo título) não ser algo que lhe agrade.