Você indicou na página anterior que a sua área tem boa drenagem, ou seja, não apresenta acúmulo de água. Quando chove intensamente, a água logo escorre ou se infiltra no solo, não apresentando alagamento por longos períodos.
Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar. O processo de drenagem consiste no processo de escoar e “enxugar” a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
A dica é cavar um buraco no solo de aproximadamente 60 cm de profundidade, enchê-lo com água e deixar por cerca de quatro horas. Se a cavidade ainda não estiver seca depois desse tempo, é sinal de que a drenagem é necessária.
Tipo 1: Colocar as plantas diretamente no chão, e para isso é necessário impermeabilizar o local e construir um sistema de drenagem para o escoamento da água. Tipo 2: Colocar as plantas em vasos, cachepôs e suportes, compondo com outros objetos e ornamentos.
Hoje em dia, uma das formas mais eficientes de drenagem nos muros de arrimo é feito com o uso de um geocomposto drenante em conjunto com o tubo dreno corrugado e a manta geotêxtil. Os sistemas de drenagem podem ser superficiais ou internos.