EQST

O Que Um Problema Para A Filosofia?

O que é um problema para a filosofia?

Problema para a filosofia é, em geral, qualquer situação que inclua a possibilidade de uma alternativa. Não deve ser confundido com a dúvida, que é uma questão do ser, uma confusão de crença do mesmo. Ao ser solucionada, a dúvida se torna crença ou descrença.

O que é a filosofia contemporânea?

A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.

Qual o objetivo da filosofia contemporânea?

De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.

O que a filosofia contemporânea questiona?

A filosofia contemporânea corresponde a distintas produções filosóficas ocorridas desde meados do século XIX até os tempos atuais. Possuem características bem distintas das filosofias anteriores, questionando a validade do conhecimento, a ideia de verdade e a tradição filosófica.

O que trata a Filosofia Moderna?

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

O que é ética contemporânea?

No mundo contemporâneo a ética tem como uma de suas finalidades nortear as novas relações entre os homens e as recentes instituições a fim de combater ou evitar abusos e desmandos. A ética contemporânea está fortemente marcada por motivações institucionais e legais, muito mais do que morais.

Quais os principais fatos históricos que contribuíram para o surgimento da filosofia contemporânea?

Um acontecimento histórico que marca essa passagem da Idade Moderna (e Filosofia Moderna) para a Idade Contemporânea é a Revolução Francesa (1789 – 1799). Ela aconteceu na esteira do pensamento Iluminista, que produziu no seio da Revolução Francesa a trilogia dos ideais de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade.

Por que razão a filosofia é um problema para si mesma?

A resposta a esse problema só pode ser dada através do pensamento, do raciocínio. Dessa maneira, trata-se de um problema filosófico, porque é conceitual e não empírico. ... Em vez de procurarmos apenas compreender as ideias dos filósofos, temos de aprender a discutir ideias filosóficas.

Como criar um problema filosófico?

No geral, um problema filosófico é formulado na forma “O que é x?”. Outros modos de enunciar um problema filosófico são “Será que x?” ou “Haverá justificação para x?” ou até mesmo “Qual a natureza de x?”, sendo que ainda existem muitas outras formulações, onde tais dependem do problema filosófico em causa.

Qual a principal característica da Filosofia Antiga?

A filosofia antiga marca a primeira forma de pensamento filosófico existente. ... Os pensamentos desenvolvidos na época serviram de base para a construção do raciocínio crítico e do modo de pensar ocidental. Antes, não havia preferência para explicações racionais e lógicas para os fenômenos da natureza.

O que chamamos de Filosofia Antiga?

A Filosofia Antiga abrange um período em que os pensadores gregos viviam em busca constante pela sabedoria. Seu surgimento ocorreu no século VII a.C e perdurou até a queda do Império Romano. O termo filosofia advém do grego e tem como significado “amor ao conhecimento”.