De acordo com Reason (1990), erro humano é um termo genérico para designar as ocasiões em que uma sequência planejada de atividades mentais ou físicas não atinge seus objetivos, sem que a falha possa ser atribuída ao acaso.
Um acidente é considerado falha humana quando não houve respeito às normas de segurança durante a execução de determinada tarefa. Também chamado de ato inseguro, este tipo de atitude pode provocar dano ao trabalhador, aos colegas de trabalho, às máquinas, aos materiais e ais equipamentos — em ações conscientes ou não.
Segundo Campos (1994) uma falha operacional ou anomalia é qualquer desvio das condições normais de operação. ... Ou seja, quando estamos falando de falha potencial, as operações não sentiram de fato o efeito de uma anomalia ou problema que se configura em uma anormalidade.
As falhas ocorrem em operações por diversas razões. Algumas são resultadas direto dos bens ou serviços fornecidos para a produção. Outras ocorrem dentro da produção, seja porque existe uma falha global em seu projeto, seja porque uma ou mais de suas instalações físicas pára de funcionar ou porque há erro humano.
A administração da produção deve permitir, por meio da integração das informações, a orientação das operações do negócio envolvendo todos os setores da empresa. Essa integração da fábrica deve propiciar melhorias de competitividade e garantir a sobrevivência da organização a longo prazo.
Para obter lucro com os itens que produz ou serviços que oferece, o negócio deve possuir soluções capazes de resolver possíveis problemas. ... E todo esse processo não pode afetar o rendimento da instituição.
A produtividade é a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de obter melhorias com o menor custo possível e é claro, sem deixar de lado a qualidade. A produtividade é considerada a relação do produto/serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo.
O que é produtividade no trabalho Produtividade no trabalho é a relação entre a quantidade de produtos ou serviços produzidos e o tempo e recursos necessários para essa determinada produção. De forma breve, é a capacidade de fazer mais em menos tempo, sem perder a qualidade.
O planejamento e controle da produção preocupam-se em gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores. Qualquer operação produtiva requer planos e controle, mesmo que a formalidade e os detalhes dos planos e do controle possam variar.
A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços, já que possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.