O subtom quente está relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou marrons à luz natural. As veias azuis ou violetas indicam o subtom frio. Agora, quando as veias ganham tons misturados de azul e verde, significa que o subtom da pele é neutro.
Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".
Uma dica legal para descobrir seu fundo de pele é observar a parte interna do antebraço e identificar esses subtons, se enxergar tons de rosa ou azul, o subtom da pele é frio, ou seja, seu fundo de pele é rosa. Se visualizar tonalidades amarelada ou esverdeadas, a pele é quente, então seu fundo é amarelado.
Na tabela de cores de cabelo quanto maior o número mais claro a cor, e quanto menor o número mais escura a cor. Por exemplo um 10 é loiro claro, enquanto um 2 é um preto bem escuro. Então o primeiro número da tinta sempre representa a altura da cor, se é mais clara ou mais escura.
O estudo da colorimetria capilar possibilita que o profissional entenda quais são os tipos de cores, como elas se comportam em relação às outras e possa dominar três conceitos básicos para uma boa coloração: Altura de tom; Reflexos; Fundo de clareamento.
Matemática da colorimetria A partir da soma de duas cores — a presente no cabelo e a da tintura — o cabeleireiro consegue neutralizar a base para então aplicar o tonalizante ou tinta com a cor que tingirá os fios.