EQST

O Que So Os Vitrais Da Arte Gtica?

O que são os vitrais da arte gótica?

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

Qual a importância dos vitrais na arte gótica?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

Quais são as principais características da arte gótica?

Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.

Como era a pintura na arte gótica?

A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.

Como eram feitos os vitrais da arte gótica?

Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. ... Utilizando-se de um estilete com ponta de diamante, o artesão recortava o vidro, encaixava-o na armação e empregava uma massa que impediria a passagem de água pelo vitral.

Qual é a importância dos vitrais?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.

Qual era a finalidade dos vitrais?

Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas ...

Quais são as características da escultura gótica?

A pintura e a escultura gótica Já as esculturas góticas eram, no início, incorporadas às próprias construções góticas, nas entradas, fachadas e nos portais das catedrais. Nelas, predominou-se o naturalismo, com figuras mais reais e providas de sentimento.

Qual a finalidade da pintura gótica explique?

A arte gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que perdurou até o Renascimento. Denominada de arte das catedrais, ela era realizada nas cidades. Foi uma reação ao estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram construídas no campo.

Quais as fases da arte gótica?

Gótico lanceolado, de 1200 a 1300. Gótico radiante, irradiante ou rayonnant (século XIV de 1300 a 1400, uso de linhas radiais na traceria). Gótico perpendicular (Inglaterra, século XIV, uso de linhas perpendiculares). Gótico flamejante ou flamboyant (França, de 1400 a 1500).

Como é feita a arte vitral?

Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.

Porque o vitral é considerado uma arte?

Vitrais são como mosaicos coloridos e resplandecentes que quando atravessados pela luz, conferem uma aura celestial aos lugares onde se encontram. Nas igrejas, além de decorar o ambiente, os vitrais, com suas imagens bíblicas acumulavam diversas funções. ...

Quem criou o vitral?

John Ruskin 1 O vitral que teve seu apogeu dos séculos XII ao XV na França,foi redescoberto pelo filósofo inglês John Ruskin (1819-1900), responsável pelo renascimento dessa arte decorrente do revival gótico.

Qual a importância da arquitetura gótica?

A arquitetura gótica marcou a história, rompendo com tudo que estava vigente. Conectou as práticas religiosas, especialmente o catolicismo, em igrejas e catedrais. Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”. Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas.

O que são vitrais e qual é a sua função?

Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. Sua presença é comum em igrejas, mas também pode ser utilizado em residências ou outros tipos de obras.

Quais as duas principais funções dos vitrais presentes nas igrejas em estilo gótico?

Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.

O que é Gárgula e qual sua função?

São estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.