O que significa IRSN? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN ou SNRI) são fármacos relativamente recentes, utilizados no tratamento da depressão.
Qual o mecanismo de ação dos ISRS?
Mecanismo de Ação Os ISRS inibem a recaptação da serotonina na fenda sináptica e com isso há mais neurotransmissores disponíveis para a exercer a atividade serotonérgica, como é ilustrado na figura abaixo.
O que significa Isrsn?
O ISRN (inibidor seletivo de recaptação de noradrenalina) e o ISRSn (inibidor seletivo de recaptação de serotonina e noradrenalina) são ambos antidepressivos e sua ação depende muito de como o organismo do paciente se adapta à substância.
Qual a diferença entre ISRS e Isrsn?
Os ISRS, considerados de última geração, possuem efeitos colaterais menos pronunciados e têm ação mais direcionada na serotonina. Exemplos incluem a fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram. Os ISRSN, também de última geração, além de menos efeitos colaterais, agem na serotonina e noradrenalina.
Quais são os Isrsn?
Os ISRS incluem citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e vilazodona. Embora tais fármacos tenham o mesmo mecanismo de ação, diferenças em suas propriedades clínicas tornam a seleção importante.
Qual o mecanismo de ação dos inibidores Seletivos da recaptação de serotonina?
Como classe, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina inibem a recaptação pré-sináptica da recaptação da serotonina, e deste modo aumentam a disponibilidade da serotonina sináptica 1,2. Causam efeitos adversos como os antidepressivos tricíclicos, mas apresentam uma tolerabilidade bem maior que estes 3.
Quais são os ISRS?
O que são os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)?