EQST

O Que Significa Georgois?

O que significa Georgois?

GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas.

Qual é a principal atividade econômica da Grécia?

Agricultura. Essa foi a base da economia na Grécia Antiga. Apesar de o território ter muitas montanhas, os gregos aproveitaram para explorar os vales férteis, cultivando principalmente uvas, azeitonas, cereais, ervas e vegetais.

O que integrava o mundo grego?

G O que os integrava eram alguns elementos culturais comuns: língua (embora existissem diferentes dialetos) e religião. G Os jogos olímpicos (ou pan helênicos), constitui um exemplo de unidade cultural. G Os helenos chamavam de bárbaros os povos que não tinham sua cultura e não falavam sua língua.

O que são os hilotas?

Os hilotas (em grego Εἱλῶται "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.

O que eram as Fratrias?

São clãs (também chamado de tribo) que tem um caráter totêmico, ou seja, têm "chefe" espiritual a seguir e respeitar.

O que era o ostracismo e a xenofobia?

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

O que significa ostracismo para os gregos antigos?

Significado de Ostracismo substantivo masculino [História] Julgamento ou condenação por crimes políticos que, realizado pela Assembleia do Povo, bania por dez anos qualquer cidadão suspeito (entre os atenienses).

O que foi o ostracismo criado por Clístenes *?

Após cumprir os dez anos estabelecidos pela lei criada por Clístenes, o indivíduo tinha todos os seus direitos políticos recuperados. Dessa forma, o ostracismo pretendia evitar sanções de natureza repressora que fossem estritamente contrárias à diversidade de opinião.

Que condição era exigida para ser cidadão em Atenas?

Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Quem era e quem não era cidadão em Atenas?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Por que Atenas foi considerada o berço da democracia?

A cidade de Atenas, na Grécia, é considerada o berço da democracia. Lá, os cidadãos se reuniam na praça principal, chamada de Ágora, para discutir os problemas políticos e criar leis. ... A democracia que existia em Atenas é a chamada democracia direta, onde o povo faz as leis, decide o que é melhor para a cidade.

Por que a cidade de Atenas recebeu esse nome?

Na origem lendária, a região da Ática era disputada entre Poseidon e Atena. Os deuses dariam a região aquele que desse aos habitantes o presente mais útil. Poseidon deu então uma fonte de água, e Atena o suplantou criando a oliveira. A cidade ganhou então seu nome do nome desta deusa.

O que significa Atena na Bíblia?

Seus atributos. Como deusa da guerra, Atena é a perfeita antítese de Ares, o outro deus encarregado desta atividade.

O que se entende por cidade estado?

O termo cidade-Estado significa cidade independente, com governo próprio e autônomo, sendo comum, esta denominação, na antiguidade, principalmente na Grécia Antiga, tais como Tebas, Atenas e Esparta.

Como funciona a sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.