A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
Punção da laje nada mais é que a ruína por cisalhamento antes de a capacidade resistente a flexão ser atingida, provocando uma ruptura abrupta, sem aviso, e geralmente desastrosa. Simplificadamente, o pilar "fura" a laje, que vem a baixo puxada pela gravidade.
As armaduras de punção realizam papel de resistir aos esforços de tração presentes na interface laje-pilar, sendo posicionadas de forma que os esforços são transferidos do concreto ao aço, que viabiliza espessuras menores em lajes lisas sem a necessidade do uso de capitéis, assegurando-se uma estrutura mais esbelta.
Punçoamento. Esforço estrutural que decorre do encontro de um elemento estrutural linear, por exemplo um pilar, com um elemento laminar como uma laje.
As lajes tipo cogumelo são aquelas apoiadas diretamente sobre pilares. Podem ser maciças, de concreto armado ou protendido, ou incorporadas com material inerte, formando lajes nervuradas.
As lajes são elementos planos bidimensionais, onde o comprimento e a largura são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a espessura. Também são chamadas de elementos de superfície ou placas. As lajes podem ser de concreto armado ou protendido, de madeira ou aço.
Laje é o elemento estrutural de uma edificação, responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares. Há dois tipos básicos de lajes utilizados em construções de casas comuns: maciça e pré-moldada.
Qual é a diferença entre lajes lisas e lajescogumelo? Lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares sem capitéis, enquanto lajes lisas são apoiadas diretamente nas vigas. ... Lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares sem capitéis, enquanto lajes lisas são apoiadas nos pilares com capitéis.
Lajes cogumelo ou lisas são aquelas que possuem um sistema estrutural diferente. Enquanto que as tradicionais lajes maciças formam um conjunto com pilares e vigas, as lajes cogumelo possuem apenas pilares e capitéis.
Resistência: a laje de isopor aguenta peso, é segura e suporta um segundo piso na casa, assim como a laje de alvenaria. No entanto, é muito importante procurar um arquiteto ou engenheiro para fazer a avaliação estrutural.
A laje é um plano horizontal estrutural que se apoia nas vigas e pilares ou nas paredes estruturais. ... Também se faz uma laje sobre o chão de terra, antes dos pisos em casas térreas e para criar novos níveis em andares superiores. Ela deve ser bem planejada para aguentar o que vier apoiado nela.
Vamos analisar cada modelo e ver quais são as mais indicadas para cada projeto.
A diferença entre a laje piso e forro consiste na ferragem adicional colocada dentro da vigota para atender a sobrecarga necessária a cada situação. O enchimento utilizado na montagem da laje pode ser com lajota cerâmica ou placas de EPS (isopor).
Passos na execução de uma laje:
Em residências, as vigotas mais utilizadas tem 8, 12 e 16cm de altura e são chamadas de laje para forro H8, laje para piso H12 ou laje para vão grande H16 respectivamente. A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d'água e pessoas fazendo manutenção.
Quanto Custa mão obra de pedreiro, pintor, eletricista?
Laje Nervurada – Os espaços entre as nervuras dessa laje podem ficar vazios ou receberem material inerte, como bloco cerâmico, concreto celular ou EPS. Acaba sendo um tipo de laje mais econômica com relação ao material a ser utilizado.
laje de isopor
Conheça os principais tipos de Laje
Além de, como já citado, serem mais baratas do que a laje de isopor, as lajotas de cerâmica não precisam de material especial para garantir a aderência do acabamento e podem ser rebocadas.