A classificação é dada por letras, variando de A a G. A primeira letra possui o menor gasto energético, ou seja, gera mais economia na tarifa mensal. Além de baixo consumo, a etiquetagem também avalia o desempenho de cada instrumento. ... Pela etiqueta, é possível ver o consumo de energia do aparelho em kWh por mês.
Este selo avalia os equipamentos por nível de eficiência energética, dentro de uma classificação que vai de A até G — A são os mais eficientes e G os menos eficientes. Para equipamentos de frio, a letra A também contempla as classificações A+ e A++ (nível mais elevado de eficiência energética).
Quanto consomem os aparelhos eletrônicos*
Cada aparelho que utiliza a eletricidade para funcionar, como por exemplo, o computador de onde você lê esse texto, consome uma quantidade de energia elétrica.
A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado.
Na construção civil funciona exatamente da mesma forma. Eficiência energética na nessa área consiste em, com um conjunto de ações estratégicas, extrair um desempenho superior na obra, porém com um consumo de energia inferior.
Calcular o índice de eficiência operacional em uma empresa é bastante simples e não exige muitos conhecimentos matemáticos. Basta saber o custo das entradas (input) e qual o retorno das saídas (output). ... Portanto, a fórmula é simples: a razão das entradas pelas saídas resulta na eficiência operacional da empresa.