substantivo masculino Indivíduo que é especialista ou se dedica ao estudo da antropologia; antropologista. Etimologia (origem da palavra antropólogo).
A palavra ANTHROPOS, em Grego, quer dizer “ser humano”, tem um sentido mais amplo que “homem” como oposto a “mulher”. ... Ela não é uma composição de palavras mais curtas.
1. Relativo ao ser humano ou à sua acção . 2. Que resulta de acção humana (ex.: modificações antrópicas, processos antrópicos).
Ação antrópica corresponde a uma ação realizada pelo homem. Em decorrência dos impactos ambientais provocados pelo homem, esse termo ganhou destaque nas discussões ambientais. ... A poluição de mares e rios é um exemplo de ação antrópica negativa.
O adjetivo exógeno – cujo x se pronuncia z – é aplicado a qualquer fator «que tem origem no exterior». ... Recorde-se, a propósito, o adjetivo endógeno, um antónimo, por se aplicar àquilo «que tem origem no interior; que é devido a fatores externos (dicionário da ACL).
A infecção exógena é aquela que causada por micróbios de uma fonte externa e infecção endógena é aquela causada por micróbios que fazem parte da flora normal do próprio individuo. Embora algumas infecções hospitalares sejam exógenas, a grande maioria é endógena.
Como a intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, é importante entender o conceito de intoxicação exógena para diferenciá-la da intoxicação endógena, que ocorre por meio de substâncias produzidas no próprio organismo, seja pelas ...
É uma substância química, quase sempre de origem antropogênica, capaz de causar dano ao sistema biológico, alterando uma ou mais funções, podendo provocar a morte ( sob certas condições de exposição). De modo geral, a intensidade da ação do agente tóxico será proporcional à concentração e ao tempo de exposição.
Se sabemos que a criança ingeriu cloro ou outro produto de limpeza, é recomendável lavar a boca e nos assegurar que o elemento consumido se dissolva. Para isso, aconselha-se dar água ou leite com a finalidade de limpar o aparelho digestivo até o estômago e dissolver a substância nociva.
O uso crônico de inalantes tem sido associado a uma série de problemas de saúde sérios. Cheirar cola e tíner provoca problemas nos rins. Cheirar tolueno e outros solventes causa danos no fígado. O uso de inalantes também causa deterioração da memória e diminuição da inteligência.
Primeiros socorros ao tomar detergente. Quando se toma detergente é possível ficar envenenado mesmo com pouca quantidade, dependendo do tipo de produto. Embora este acidente possa acontecer em adultos é mais frequente em crianças e, nesses casos, o acidente é mais grave.