EQST

O Que Significa A Sigla FIESP?

O que significa a sigla FIESP?

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais.

Qual a função da FIESP?

O significado de Fiesp é Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Seu objetivo é representar o setor industrial do Estado, exercendo uma forte influência política.

Quem faz parte da FIESP?

A FIESP é filiada à Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade reúne 52 unidades representativas no estado de São Paulo, que representam 133 sindicatos patronais e 130 mil indústrias.

Quem é o dono do Sesi?

Em virtude da necessária “paz social” – para assim diminuir o risco das contestações, das greves operárias e da ação dos sindicatos –, o presidente Gaspar Dutra, em 25 de junho de 1946, assinou o Decreto-Lei nº 9.403 que atribuiu à CNI a criação, direção e organização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

O que significa a sigla Fiemg?

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), juntos, oferecem diversos serviços em diferentes áreas que ajudam a ...

Qual a diferença entre Fiesp e Ciesp?

A diferença entre as duas associações era meramente formal: o CIESP preservava-se o direito de agir sem a supervisão do governo, enquanto a FIESP representava oficialmente os industriais paulistas perante os órgãos governamentais.

O que é Sesi e para que serve?

SESI - Serviço Social da Indústria Criado em 1946, o SESI atende indústrias e trabalhadores em gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e na promoção da saúde e educação dos trabalhadores, seus dependentes e comunidade.

Quais são as empresas contribuintes do Sesi?

São consideradas nossas beneficiárias as empresas vinculadas ao Sistema Indústria, nos termos do anexo único do art. nº 577 do Decreto-Lei nº 5.452, de 1.943 (CLT), empresas do setor industrial, transporte ferroviário e dutoviário e as de comunicações (exceto rádio e TV).

Qual a visão da Fiemg?

A FIEMG trabalha para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento. Uma indústria que se destaque no Brasil e no exterior, e que seja o motor para o crescimento econômico e social de todo o estado de Minas Gerais.

Quem criou a Fiemg?

O sonho de unir a indústria mineira para promover o desenvolvimento e a defesa dos interesses de Minas Gerais e do Brasil, transformado em realidade por três empresários visionários – Américo René Giannetti, Alvimar Carneiro de Rezende e Euvaldo Lodi –, foi a pedra fundamental do nascimento da FIEMG.

Quem sustenta o SENAI?

Os recursos que financiam as atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) vêm da contribuição compulsória incidente sobre a folha das empresas contribuintes.

Quais as indústrias do Estado de SP?

Região Metropolitana de São Paulo; maior polo de riqueza nacional, a região possui um polo industrial extremamente diversificado com indústrias de alta tecnologia e indústrias automobilísticas, situadas principalmente na região do ABC.

Quais os benefícios que o SESI oferece?

Benefícios de lazer e bem-estar que a indústria oferece com preços acessíveis aos trabalhadores e aos seus dependentes.
  • • Clube de Atividade Física.
  • • Academias/ Treinamento Funcional.
  • • Instalações Esportivas. • Atendimento Nutricional.
  • • Grupos de Emagrecimento Saudável. • Corridas de Rua. • Atendimento Psicológico.

Como funciona o ensino do SESI?

Basicamente, o SESI é um sistema educacional financiado parcialmente pelas indústrias. Todos os meses, há um recolhimento de 1,5% sobre o total da folha de salários, destinado à manutenção dos serviços oferecidos. Por lei, essa quantia passa a ser chamada de contribuição social.

Quais indústrias existem em São Paulo?

As 50 maiores empresas da cidade de São Paulo
  1. Bandeirantes engravatados.
  2. Ipiranga Produtos.
  3. Cargill.
  4. Pão de Açúcar.
  5. Telefônica.
  6. Ambev.
  7. JBS.
  8. Carrefour.
Mais itens...•25 de jan. de 2013