Capilaridade é exatamente essa característica de dividir uma tubulação em ramos cada vez mais finos. Dessa forma, consegue-se distribuir um fluído para o maior número possível de pessoas. Em física, o conceito de capilaridade vai mais longe.
A capilaridade nas empresas nada mais é do que a abrangência que o negócio tem dentro do mercado de atuação. A ideia é a de conquistar mais pessoas para que as vendas estejam sempre em expansão, sem delimitar uma região específica, com o intuito de aumentar o alcance em termos de território.
1. Que se encontra espalhado como fios de cabelo; DISTRIBUÍDO; DIVERSIFICADO: A Justiça do Trabalho é um ramo do Judiciário mais capilarizado.
Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro).
Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em tubos extremamente finos. Essa ação pode fazer com que líquidos fluam mesmo contra a força da gravidade ou à indução de um campo magnético.
Ela faz com que a camada superficial de um líquido venha a se comportar como uma membrana elástica. ... A tensão superficial também é responsável pelo efeito de capilaridade, formação de gotas e bolhas, e imiscibilidade entre líquidos polares e apolares (separação de óleo e água).
As moléculas que estão na superfície da água só são atraídas por moléculas abaixo e ao lado delas, criando uma película elástica na superfície chamada de tensão superficial. ... No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície.
Por quê? A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.
A adição de sal comum (cloreto de sódio, NaCl) aumenta significativamente a tensão superficial da água pura. Quanto mais quente a água, menor sua tensão superficial: o aquecimento diminui a atração entre as partículas.
Tanto os detergentes como os sabões diminuem a tensão superficial da água e são denominados genericamente de surfactantes, porque as moléculas desses materiais se colocam entre as moléculas de água e diminuem a tensão superficial.
Os principais fatores que influenciam a tensão superficial de uma substância é a sua pureza e a temperatura.
Coloque a base de uma régua diretamente sobre o líquido no prato e meça até onde ele subiu dentro do tubo. A água se eleva devido à força da tensão superficial para cima ser maior do que a força da gravidade para baixo.
A tensão superficial é a força que atua através de uma linha imaginaria na superfície do liquido. ... De todos esses, a DPPC, por si só, tem as propriedades de reduzir a tensão superficial alveolar, porém necessita das proteínas de surfactante e outros lipídeos para facilitar sua absorção na interfase ar-líquido.
A tensão superficial é um tipo de película elástica formada na superfície da água devido a força de atração existente entre suas moléculas. ... Devido a essas ligações que por vez forma uma estrutura bastante coesa e aderida, formar-se assim a tensão superficial da água.
Tensão superficial é um efeito físico que ocorre devido a coesão entre as moléculas de água na superfície,ela se caracteriza por fazer a superfície da água parecer uma película. A tensão superficial é resultado das ligações de hidrogênio (ponte de hidrogênio). Exemplo disso é quando um inseto pousa e/ou anda na água.
a molécula de água é polar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo oxigênio e os átomos de hidrogênio. Isso se deve porque os elétrons se concentram mais sobre átomo de oxigênio, uma vez que ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio.
Significado de Polar adjetivo Que está perto dos pólos; que lhes pertence. [Figurado] Antagônico, diametralmente oposto: opiniões polares.
Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele.
A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares.
Resposta: podemos determinar a polaridade de uma molécula utilizando a soma dos vetores momento dipolar um vetor momento dipolar é uma seta que indica para qual átomo os elétrons de uma ligação estão deslocando-se (eletronegatividade). Quando a soma vetorial é zero, molécula ( Apolar ) .
Moléculas apolares são todos os aglomerados de átomos, formados a partir de ligações covalentes, que não apresentam polos positivo e negativo, como são os encontrados nas moléculas polares. ... Tendem a apresentar uma maior solubilidade em outros compostos cujas moléculas são apolares.
Explicação: Tanto H2O quanto NH3, são polar. Os demais são apolar.
A determinação da polaridade de uma molécula pode ser realizada por meio do Momento de Dipolo ou Momento Dipolar Resultante, cujo símbolo é . ... Por exemplo, a molécula de HF apresenta uma acentuada diferença de eletronegatividade, pois o flúor atrai, muito mais que o hidrogênio, o par de elétrons da ligação.
Qual dentre as moléculas abaixo é apolar? Alternativa “c”. No caso da letra b, podemos facilmente ver que o HCℓ é polar, porque o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, atraindo os elétrons.
A polaridade da água e sua capacidade de estabelecer pontes de hidrogênio são responsáveis pelas propriedades da água como solvente. ... Solventes polares como a água tendem a dissolver solutos polares ou iônicos, enquanto solventes não polares, como gasolina, éter e óleos, tendem a dissolver solutos não polares.