O que ser ciclotimia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A ciclotimia é um transtorno de humor que causa uma espécie de flutuação entre a euforia e a tristeza. Essa variação de humor é um problema crônico, onde a pessoa tem períodos de hipomania e depressão. Em alguns casos, pode haver ainda momentos de estabilidade em seu temperamento.
O que é ciclotimia e distimia?
Ambos são transtornos persistentes do humor. A ciclotimia é uma instabilidade em que o humor oscila entre depressão e momentos de euforia, já a distimia é caracterizado por um mau humor contínuo. Ambos são tratados com psicoterapia e medicação. A disposição!
Qual a diferença entre ciclotimia e transtorno bipolar?
Ciclotimia ou transtorno ciclotímico, é um transtorno de humor em que a pessoa experimenta momentos de depressão ou euforia subitamente. Possui algumas semelhanças com o transtorno bipolar, mas a diferença principal está na intensidade das oscilações de humor e quantidade de crises.
Como podemos classificar o transtorno ciclotímico?
Caracteriza-se por períodos hipomaníacos e períodos de minidepressão que duram poucos dias, seguem um curso irregular e são menos graves que os apresentados no transtorno bipolar; os períodos desses sintomas devem ocorrer por mais da metade dos dias durante um período de ≥ 2 anos.
Como pode ser classificada a depressão?
O Ministério da Saúde (BRASIL, 2006) classifica a depressão, em relação aos níveis de gravidade, em leve, moderada e grave. Na depressão leve o paciente apresenta sintomas como humor deprimido, anedonia, falta de energia, porém ele não para suas funções completamente.
É normal ter oscilações de humor?
Oscilações de humor e como tratá-las Oscilações de humor podem ocorrer devido a várias causas, e nas mulheres os hormônios apontam como um dos grandes responsáveis. Essa oscilação se diferencia da bipolaridade por aparecer sempre no mesmo período do ciclo.
Como é classificada a depressão dentro dos transtornos mentais?