Neste artigo, vamos avançar no tema e apresentar um guia completo, focando nas características, requisitos, competências e habilidades necessárias para estar entre os administradores de sucesso.
O departamento de marketing é cada vez mais importante dentro de uma organização. No entanto, se pensas que aqui só entram profissionais criativos, estás enganado! Como as ações deste departamento têm influência direta no lucro da empresa, o administrativo ocupa aqui um papel muito importante.
Acredite, sem conhecimentos nessa disciplina, pode ser muito difícil desempenhar bem suas funções. Afinal, segmentos como o marketing (com o qual todo gestor precisa ter contato) dependem da estatística.
Por fim, o perfil para trabalhar na administração também exige competências sociais: ser comunicativo, saber trabalhar em grupo e liderar colaboradores são conhecimentos que o profissional precisa ter. Principalmente quando ocupa funções na área de gestão de pessoas ou marketing.
De acordo com o site Educa Mais, os salários médios começam em R$ 2.334,04, em cargos de trainee em pequenas empresas, chegando a R$ 9.630,20, média percebida pelos profissionais em nível master.
Passa muito pela tecnologia, já que hoje estão disponíveis ferramentas no computador ou smartphone que permitem organizar informações e administrar com foco em resultados.
Além de ter habilidade com números, o administrador precisa desenvolver uma série de competências para se destacar na profissão. Raciocínio lógico bem desenvolvido e visão ampla sobre o mundo corporativo, por exemplo, são habilidades essenciais para administrar uma empresa com excelência.
Também na gestão do tempo, o que impõe saber definir prioridades e atender aos compromissos de sua agenda, sem prejuízo a nenhuma de suas tarefas.
Sendo assim, vale apostar em cursos que preparem para trabalhar no contexto do Big Data, bem como a empregar inovações como Inteligência Artificial e ferramentas de Business Intelligence (BI).
Ele é uma espécie de “Bíblia” dos projetos, no qual estão os fundamentos para a criação de iniciativas empreendedoras.
As possibilidades são amplas também na gestão pública, na qual pode vir a ocupar cargos comissionados ou prestar concurso.
Um bom começo é se graduar em uma faculdade reconhecida de Administração. Também é válido definir quais áreas interessam mais. Afinal, os campos de atuação abertos pelo curso são variados. Gerenciar seus pontos fortes e fracos é outra etapa que deve ficar no seu radar.
O administrador que opta por trabalhar no setor público pode conseguir uma estabilidade financeira mais rapidamente. Mas é necessário fazer a prova do concurso público, que costuma exigir um nível elevado de conhecimento sobre as disciplinas estudadas durante o curso. Veja onde há oportunidades neste setor:
O estresse é um inimigo real e crises podem ser desencadeadas ao ser exigido por conflitos de origens diversas, assim como na tomada de decisões rápidas ou mesmo difíceis.
No entanto, o administrador não decide sozinho, até porque muitas de suas deliberações são impactadas pela vontade das pessoas que fazem parte de suas equipes.
A graduação em Administração é oferecida por inúmeras instituições de ensino superior. Porém, é interessante verificar se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno receberá um diploma válido ao se formar.
A área acadêmica também pode ser um campo de atuação para administradores que possuem capacidade de comunicação, didática e habilidade para lidar com diferentes perfis de alunos.
O curso de Administração da Faculdade Uniderp é oferecido na modalidade Bacharelado e tem duração de 4 anos. Para exercer a profissão, os bacharéis devem se registrar no Conselho Regional de Administração (CRA) do seu estado.
Nesse sentido, cabe ao profissional de administração empresarial atuar para gerir estoques, fornecedores e todas as operações ligadas à supply chain.
Estando a trabalhar neste departamento, o administrador é responsável por contratar novos profissionais, dar formação aos funcionários, analisar e avaliar o desempenho das equipas de trabalho e distribuir os funcionários pelas diferentes tarefas.
O administrador também pode atuar em áreas de gestão pública, trabalhando em órgãos governamentais e empresas estatais. Nesse segmento, é possível gerir recursos públicos, garantindo a eficiência dos serviços prestados à população.
Para os administradores que já possuem certa experiência e conhecimento na área, a remuneração tende a ser mais alta. De acordo com pesquisas salariais, um administrador pleno pode receber um salário médio de R $5.500,00.