A religião é o “religar” do homem a alguma crença , na qual ele( o ser humano) deposita e garante a sua fé e confiança, se caracteriza como “o preenchimento da lacuna” que separa o homem de Deus, e é esta religação que traz os aspectos de transformação e conversão total, que conceitua a religião num patamar muito acima ...
O grupo social e religioso é observado como tendo predominante papel no controle social de comportamentos. Pearce et al. exploram o efeito protetor da religiosidade para escolares com problemas de conduta e expostos à violência. Nesse caso, a religiosidade teria um efeito protetor.
A religião serve sobretudo para dar sentido à vida, para 36,3% dos inquiridos. ... Perguntados sobre como a crença religiosa faz cada um sentir-se diferente a respeito de várias características, 28,9% dizem ainda que ela dá capacidade de perdoar.
Os evangélicos acreditavam que o ativismo do governo e a esfera social era um método essencial para alcançar o objetivo de eliminar o pecado em um mundo mergulhado em maldade.
Resposta: as tradições religiosas, através de seus textos sagrados, nos revelam situações e acontecimentos comuns também em nossos dias. Em especial no que diz respeito à violência, os textos sagrados são ricos em testemunhos. A Bíblia, como texto sagrado da tradição cristã, nos fala de inúmeras situações de violência.
Tradição religiosa Para muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.
a tradição escrita ou a Bíblia, que são produto do registo escrito da tradição oral pelos quatro evangelistas e outros escritores sagrados, sempre inspirados pelo Espírito Santo.
Grandes
Cristianismo: É a maior religião do mundo, com cerca de 2.de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Islamismo: Possui aproximadamente 1.fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo.
O Zoroastrismo
Osíris
Origem do Monoteísmo Há quem defenda que o Monoteísmo se origina na narrativa bíblica dos hebreus e que Abraão tenha sido o seu fundador. Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas.
A religião pode ser considerada a “irmã mais velha” do Cristianismo e Islamismo. Com cerca de 4 mil anos, o Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo e a primeira abraâmica.
Embora seja descrito como uma religião, o hinduísmo costuma ser definido com mais frequência como uma 'tradição religiosa'. É descrito como a mais antiga das religiões mundiais, e mais diversa em tradições religiosas.
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. A religião com maior número de seguidores é o Islamismo (90% da população).
Os hebreus
O monoteísmo acredita na existência de um único Deus, sendo ele soberano, salvador e criador do universo. ... As maiores religiões monoteístas são o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. Politeísmo. A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo.
I Curso Livre dedicado ao tema «As três grandes religiões abraâmicas: Judaísmo, Cristianismo e Islão»