Em geral, convênio é uma forma de ajustamento entre partícipes para a realização de interesse comum, mediante mútua colaboração.
A lei n° 13.
Convênio, contratos de repasse e termos de parceria são acordos feitos entre União e entidades governamentais dos demais entes da Federação, ou organizações não-governamentais, para transferência de recursos financeiros a serem utilizados na execução de um objetivo comum.
Diferentemente do atendimento por convênio — que o profissional precisa realizar mais consultas para obter lucros —, o particular necessita de um número menor de pacientes. Isso acontece porque cada consulta custará um valor mais alto, garantindo uma boa remuneração e lucro no final de mês para o negócio.
Existência de atendimento particular: atendimento realizado mediante pagamento por particular.
Na consulta médica, o paciente vai ao consultório para relatar sintomas relacionados a uma situação de saúde que está vivendo. Nessa visita, podem ser realizados exame físico, anamnese, desenvolvimento de hipóteses ou diagnóstico.
É preciso pensar no tempo necessário para que o paciente obtenha o resultado do exame. Normalmente, concede-se 30 dias. Portanto, o paciente tem direito a retorno em consulta médica sempre que houver continuidade da primeira consulta.
Caso a sua clínica cobre um valor base de R$ 90 por consulta, com um lucro de 100%, desse procedimento deve ser cobrado R$ 180 do paciente. Portanto, baseado nestes dados já é possível criar uma tabela de preços e estipular os valores que serão cobrados nos procedimentos ofertados no seu negócio.
Como calcular o custo fixo de uma clínica? A partir da categorização e da soma das despesas, você terá maior precisão sobre os custos do seu atendimento. Para obter um dado que será aplicado diretamente na formação do seu preço, divida o total de despesas pelo número de pacientes.
O neurologista faz perguntas ao paciente buscando coletar informações para chegar a um diagnóstico mais preciso. Então, o melhor é ir para a consulta com as respostas em mãos. Há quanto tempo você tem as crises de dor de cabeça?
O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.
Quando a dor é algo que o médico generalista não consegue te ajudar a tratar, procurar por um neurologista pode ser necessário, especialmente se outros sintomas aparecem juntamente com a dor, como fraqueza, dormência, ou problemas no controle dos esfíncteres.