adjetivo Terminado em ponta; afiado, pontiagudo: lâmina aguda. [Figurado] Que é permanente, cortante; fino, penetrante: voz aguda.
adjetivo Rente ao solo; que não é fundo: rio raso. Cortado rente à pele, tratando-se de pelos; rapado. Que não tem cogulo: medida rasa. Sem saliências, protuberâncias, relevos; liso: escudo raso.
O Jogo da onça ou adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de tabuleiro de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando-se pedras como peças: uma peça representa a onça e 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros.
brasileiro
Objetivo. O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do que o oponente; algumas vezes se tenta vencer por meio do bloqueio de todos os movimentos do oponente.
Participantes Dois. Objetivo do jogo A onça capturar cinco cachorros ou os cachorros imobilizarem a onça. Regras Os jogadores escolhem ou sorteiam quem vai ser a onça e quem vai representar os 14 cachorros. A peça que representa a onça fica bem no centro do tabuleiro e as demais, atrás dela, à direita e à esquerda.
São duas equipes com no máximo quatro jogadores. Cada equipe retira uma carta objetivo, essa carta mostra quantas perguntas a equipe precisará acertar, de determinado assunto, pra poder eliminar um jogador da equipe adversária. Pra cada pergunta certa a equipe ganha uma carta conquista referente ao assunto.
Para o jogar, é necessário reunir seis dados, uma caneta e uma folha de papel para anotar os pontos. Trata-se de um jogo que pode ser jogado de várias formas diferentes e divertidas. Na versão mais simples, cada jogador lança os dados uma vez e ganha quem atingir em primeiro lugar a soma de 10.
15 peças
O jogador com os cachorros vence a partida, quando consegue imobilizar a Onça de tal maneira, que ela fique sem possibilidade de movimento no tabuleiro.
É correto afirmar sobre o jogo da onça: 1 ponto É de estratégia e é 14 contra 1. ... É um jogo disputado em grupos. É relacionado a semeadura. Não tem como confeccionar o próprio tabuleiro.
A onça pode capturar mais de um cão em sequência, caso dois cães estejam possibilitados de serem capturados pela onça, ela pode saltar por cima de um,e captura-lo, e saltar por cima do outro e captura-lo em uma única jogada.
O jogo da onça é um jogo de tabuleiro que começa a se tornar tradicional no Brasil. Sua origem remete aos povos indígenas do Brasil desde antes da invasão portuguesa, mas existem outros estudos que identificam sua origem à família de jogos Tigres e Cabras vinda da Índia.
Resposta: O Jogo da onça ou adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando-se pedras como peças: uma peça representa a onça e 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros.
Por sua vez, o objetivo da onça é capturar 6 (seis) cachorros, a captura dos cachorros pela onça é feita ao estilo do jogo da dama, quando passa uma peça por cima da outra. ... O jogo acaba somente nessas condições: com a onça capturada (encurralada) ou quando o a onça capturar 6 (seis) cachorros.
“Os indígenas nos deixaram vários exemplos de atividades lúdicas e esportivas, como o pião, o bilboquê e a peteca. Os estudantes não precisam ficar só no jogo de xadrez, que tem origem indiana”, afirma o professor.
O jogo da onça conhecido pelos Bororos como Adugo e pelos Guaranis como Jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. Nos países nórdicos, ele é chamado de “Raposas e gansos”; no Nepal, ” Bhaga chal”; na Índia “Lau kati kata”.
Faça um círculo em cada vértice; e. Desenhe um + dentro do triângulo (iniciando pelo topo) e faça um círculo em cada ponta e no centro dele. Observação: se preferir, você pode seguir os passos anteriores e desenhar o tabuleiro de Jogo da Onça na terra ou areia. Vai dar a sensação de jogar como em uma aldeia indígena.