O que que franquia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O significado de franquia nada mais é do que uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição. Trata-se de um arranjo comercial no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio.
Qual o conceito do contrato de franquia?
CONCEITO DE FRANQUIA O contrato de franquia é o acordo em que o detentor de propriedade industrial concede permissão para determinada empresa produzir e comercializar de forma direta, produtos de marcas consolidadas no mercado.
Qual a diferença entre taxa de franquia e royalties?
Ao contrário da taxa de franquia – que é paga uma única vez, logo após a assinatura do contrato -, os royalties são pagos regularmente em razão da contínua exploração da marca e do suporte recebido.
O que se espera de uma franquia?
Como já mencionamos, além de ter afinidade com o negócio, é fundamental escolher um franqueador que tenha experiência no mercado, solidez e credibilidade. É essencial, ainda, que a rede ofereça o suporte necessário para que seus franqueados também sejam bem-sucedidos.
Qual a diferença entre franqueado e franqueador?
Franqueador– pessoa jurídica detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso desta marca ou patente e do know-how por ela desenvolvido, sendo remunerada por eles pelo uso deste sistema.
Como é feito um contrato de franquia?
6 pontos para considerar na hora de transformar seu negócio em franquia
Avalie a "franqueabilidade" do seu negócio. ...
Providencie a Circular de Oferta (COF) ...
Formule bem os direitos e deveres dos possíveis franqueados. ...
Preste atenção nas questões territoriais e de rescisão. ...