A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais. ...
A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos). Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.
Resposta. Por essa razão, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou troca de mercadorias. Isso possibilitou o aparecimento das primeiras casas bancárias, responsáveis pelas operações de câmbio e empréstimos a juros.
A economia dos povos mesopotâmicos, tendo grande semelhança com o Egito, era sustentada pela produção agrícola obtida às margens dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, a violência e irregularidade do sistema de cheias desses dois rios exigiam um esforço maior para que a exploração agrícola fosse viabilizada.
Produtos cultivados: A Mesopotâmia vivia basicamente da agricultura, a população se dedicava especialmente a atividades como plantio e colheita, aproveitando a inundação dos rios para a fertilização das terras, além dos canais de irrigação e açudes. O trigo, a cevada eram os principais produtos agrícolas.
Sociedade da Mesopotâmia A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.
A Mesopotâmia vivia basicamente da agricultura, a população se dedicava especialmente a atividades como plantio e colheita, aproveitando a inundação dos rios para a fertilização das terras, além dos canais de irrigação e açudes. O trigo, a cevada eram os principais produtos agrícolas.
Os mesopotâmicos tiveram que se armar. As lutas eram constantes, tanto entre as cidades, quanto contra os saqueadores e conquistadores externos. Os líderes políticos transformaram-se em líderes militares e, pela primeira vez na história, um exército regular passou a ser mantido pelo Estado.
conforme foi se desenvolvendo as primeiras cidades ao redor dos templos e palácios, os camponeses precisavam ajudar nos trabalhos, como construção de edifícios, manutenção, limpeza dos canais de irrigação. Essas foram as principais forma de exploração.
(URCA CE/2007) Como no Egito, a base da economia na Mesopotâmia era a agricultura. Sobre a agricultura na Mesopotâmia, é correto afirmar que foi marcada: Pelo controle das cheias dos rios Tigre e Eufrates. Esse controle exigia uma ação coletiva intensa.