O que pode causar otite externa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Otite externa difusa aguda costuma ser provocada por bactérias como Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Staphylococcus aureus ou Escherichia coli. A otite externa fúngica (otomicose), tipicamente causada por Aspergillus niger ou Candida albicans, é menos comum. Em geral, a causa dos furúnculos é o S.
Como a otite é transmitida?
A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.
Como eliminar a dor no ouvido?
Os analgésicos como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em comprimidos ou em xarope, são medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido em adultos e crianças. Além disso, também ajudam a baixar a febre, que também pode ocorrer quando a pessoa tem uma infecção no ouvido, por exemplo.
Como saber se é otite externa ou interna?
Os principais sintomas da otite externa são:
Dor intensa;
Coceira na orelha;
Dificuldade em ouvir (som abafado);
Perda auditiva temporária por obstrução do canal auditivo;
Secreções;
Calor, vermelhidão e inchaço no canal auditivo;
Descamação em volta do canal auditivo que causa o estreitamento do mesmo (estenose);