As manchas de pele podem ser causadas por uma série de fatores externos, como exposição inadequada ao sol , envelhecimento precoce e falta de cuidados com a pele, mas também podem ter causas hormonais e genéticas.
Úlcera de perna: elas são localizadas na altura do tornozelo. Essas manchas escuras e ásperas são causadas por conta de varizes, hipertensão arterial ou diabetes. Manchas pós depilação a laser: esse problema é muito comum em pacientes com a pele morena e negra.
Em muitos casos, a mancha roxa é a consequência de um hematoma causado por uma pancada ou queda. Ele se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem. Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local.
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
As manchas — indolores e de tamanhos variados — são causadas pelo extravasamento de sangue para estas regiões, por conta da queda no número de plaquetas (trombocitopenia). A púrpura é considerada uma doença rara, pois são menos de 150 mil novos casos surgindo por ano no Brasil.
Alimentos como couve, espinafre, repolho, alface, brócolis, melão, mamãe, laranja, ameixa, kiwi, banana e uva podem ajudar a aumentar a quantidade de plaquetas no sangue.