Uma progressão aritmética (abreviadamente, P. A.) é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual à soma do termo anterior com uma constante. é chamado de razão ou diferença comum da progressão aritmética.
Termo geral da PG é uma fórmula que determina um termo qualquer de uma PG quando conhecemos o primeiro termo, a posição do termo a descobrir e a razão dessa progressão.
O termo geral de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer de uma PA, indicado por an, quando seu primeiro termo (a1), a razão (r) e o número de termos (n) que essa PA possui são conhecidos.
onde cada número representa o dobro de sua posição. O número 2 está na posição 1, portanto vale 2x1=2, o número 4 está na posição 2 e vale 2x2=4, e assim por diante. O termo geral portanto é 2n.
Progressão geométrica finita é uma PG que tem um número determinado de elementos. Por exemplo, a seqüência (3,6, é uma PG de razão igual a q = 2. A soma dos temos dessa PG será 3 + 6 + 12 + 24 + 48 = 93.
S8 = 29.
Interpolar meios aritméticos entre dois números dados é acrescentar números entre estes que são conhecidos, de forma que a sequência numérica formada seja uma P.A. Para realizar a interpolação aritmética é necessário o uso da fórmula do termo geral da P.A. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Uma Progressão Geométrica é uma seqüência de números não nulos, onde qualquer termo (a partir do segundo) é igual ao antecedente multiplicado por uma constante.
Unicentro, 2018) A PG é toda sequência de números não nulos na qual é constante o quociente da divisão de cada termo “a partir do segundo” pelo termo anterior. Esse quociente constante é chamado de razão da progressão.
Número nulo: não é positivo nem negativo (neste caso, o zero); Número não-nulo: todos os demais números reais, exceto o zero. Espero ter ajudado.
Quando o zero não faz parte do conjunto, é representado com um asterisco ao lado da letra N e, nesse caso, esse conjunto é denominado de Conjunto dos Números Naturais Não-Nulos: N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9...}.