EQST

O Que Obesidade E Sndrome Metablica?

O que é obesidade e síndrome metabólica?

​​​​​Síndrome Metabólica. O que é síndrome metabólica? É uma patologia que alguns pacientes (geralmente acima do peso) apresentam, e que aumenta os riscos e a mortalidade para doenças como diabetes e doença cardiovascular.

Qual o critério recomendado pela I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da síndrome metabólica I )?

Pela praticidade e simplicidade, a definição do NCEP-ATP III é amplamente aceita e recomendada pela I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica.

O que é síndrome metabólica?

Doenças metabólicas são doenças que causam alteração no funcionamento geral do organismo. Seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem.

Qual a relação da obesidade com a síndrome metabólica?

A patologia geralmente ocorre em pessoas que estão acima do peso, daí a relação entre obesidade e síndrome metabólica. Ela também é conhecida como síndrome da resistência insulínica, já que pessoas com a síndrome apresentam resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose).

Como é feito o diagnóstico da síndrome metabólica?

Para diagnosticar a síndrome metabólica, os médicos medem a circunferência abdominal, a pressão arterial e os níveis de açúcar (glucose) e gordura (lipídios) no sangue em jejum.

Quando é que se diz que uma pessoa é obesa?

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

Qual a relação entre obesidade abdominal e síndrome metabólica?

"A obesidade abdominal, deposição de gordura na região da cintura, e a resistência à insulina são conhecidos fatores de risco causadores de doença metabólica (a chamada Síndrome Metabólica) com conseqüências no sistema cardiovascular."